quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SOCIEDADE


Muitos fatos, atitudes e palavras são vistos de acordo com a percepção ou a interpretação de quem os observa. Se a formação para a convivência na tolerância, na boa vontade e no verdadeiro bem do semelhante acontecer na formação do caráter da pessoa, temos um relacionamento mais harmonioso na família, na comunidade e na sociedade.

Caso contrário, a pessoa tende a buscar na outra o que lhe interessa e não valoriza suas virtudes. A busca da derrota do outro se torna, nessa perspectiva, uma constante, principalmente quando se pleiteia posto na ordem política, profissional e outras. Quem inteligentemente sabe valorizar até o oponente, não precisa usar artimanhas até antiéticas para derrubar o outro. Sabe sim apresentar propostas válidas que mais convencem do que usar a “tática” de desqualificação do outro.

Na época de Moisés, Deus agiu em setenta anciãos para eles profetizarem. Mas dois outros, não escolhidos, também se puseram a profetizar. Josué estranhou o fato e pediu a Moisés que os impedissem de fazê-lo. Mas Moisés louvou os dois por realizarem obra de bem (Cf. Números 11, 25-29). De fato, o bem realizado por outros, mesmo fora de nosso grupo ou interesse, não podemos ser injustos de não o reconhecer! Quantos talentos poderiam melhor ser valorizados com o benefício da comunidade! Por que não deixar os outros competirem conosco? Por que não reconhecer as virtudes de quem faz o bem ao semelhante?

Muitas vezes, por causa de um defeito, até pequeno, desqualificamos tantos valores ou pendores do semelhante! Mesmo na ordem das religiões poderíamos unir mais forças para servir melhor a sociedade! Não se trata de renunciar os próprios valores, mas reconhecermos pontos coincidentes com os nossos no semelhante. Na ordem política, o partidarismo absolutista pode levar a desqualificar a causa do bem comum. Adversário político não pode ser confundido com inimigo. Os programas e as propostas partidárias é que devem ser bem esclarecidos para o povo e não os ataques aos oponentes para derrubar sua moral!

O Apóstolo Tiago apresenta o uso das riquezas com moderação e não como finalidade. Elas são perecíveis (Tiago 5,1-6). A justiça e o bem promovidos ao semelhante são virtudes que não se enferrujam. Por isso, vale a pena colocar tudo a serviço do bem comum, com toda a hipoteca social que as riquezas apresentam. O Documento dos Bispos na Conferência de Aparecida (SP) coloca bem claro a opção evangélica preferencial pelos empobrecidos, como compromisso de seguimento a Jesus. Seria um bom programa para todos que desejam se dedicar à promoção do bem da comunidade.

Na trilha do Mestre, encontramos seu belo ensinamento de valorizar quem realmente pratica o bem ao outro, sem olhar para sua origem, grupo ou posição dentro de nossa comunidade. O bem não tem partido. Ele mostra a verdade do dom de Deus ao ser humano aberto à sua ação para amar e servir. Quantas pessoas realizam o benefício do próximo sem serem vistas. Há exemplos marcantes que se têm destacado na história! Tomara que nossas lideranças deem o exemplo disso e estimulem os outros a realizarem o mesmo. Teremos pessoas, grupos, partidos, famílias, lideranças e pessoas que realmente ajudam a sociedade na direção de sua realização!

bjks da van

sábado, 3 de outubro de 2009

LITERATURA

Confesso, de livre e espontânea vontade, que sou apaixonada pelos livros, especialmente pela literatura. Sou daqueles que preferem manusear os livros diretamente nas estantes da biblioteca à consulta tranquila e bem-acomodada diante do monitor do computador.

Sou apaixonado pela palavra e me deleito com a beleza e criatividade manifesta na construção de uma frase e de uma descrição bem elaborada. Forma e conteúdo amalgamam-se e nos remete para além do nosso ser. Às vezes, no ato da leitura, detenho-me com admiração diante das palavras esculpidas no papel. São palavras que marcam profundamente o ser, que nos fazem refletir sobre a beleza e a simplicidade do viver.

Por vezes o escritor, por arrogância ou falta de criatividade, procura impressionar pela erudição. É o discurso professoral em ação. Partem do pressuposto que quanto mais incompreensível, mais inteligente parecerá. E, o pior, os consumidores deste falatório sem sentido, pretensamente erudito e filosófico, aplaudem. É um discurso incompreensível que se derrama na ignorância do outro e que parecerá mais imponente na proporção em que reduz este à condição de asno ou papagaio. Isso sem falar na mixórdia panfletária.

Contudo, admiro, sobretudo, a capacidade dos que escrevem de maneira bela e inteligível sobre a complexidade da vida. Os que expressam as tragédias e alegrias humanas, com as quais, em qualquer época e lugar, nos identificamos.

A literatura arrebata o espírito e nos permite um aprendizado prazeroso em todos os aspectos: histórico, político, social, cultural etc. Como não se enredar com os escritos clássicos? Seus personagens, contextos e descrições, nos fazem viajar no tempo: a imaginação vagueia saborosamente nos recônditos do ser humano e seus dilemas; em nossos devaneios, nos identificamos com os seus personagens, suas misérias e alegrias.

Como não se emocionar com o sofrimento de Anna Karênina (Tolstoi) e também com a sua coragem em enfrentar a hipócrita sociedade da sua época? Como passar incólume diante dos personagens de Dostoiévski, expressão dos dilemas humanos diante do mal e do bem?

E a capacidade dos nossos autores maiores em contextualizar a realidade socioeconômica do povo brasileiro e desvendar os liames que explicam o fosso abismal entre a opulência da elite e a miséria da população? É possível ler Machado de Assis e Lima Barreto, por exemplo, e não se indignar com a elite da época, os políticos e o bacharelismo insolente?

Ler é essencial, prazeroso e nos faz bem, desde que, a nossa capacidade de interagir com a realidade que nos cerca, não nos deixe cair na tentação elitista e desconsiderar o mundo e a cultura não erudita. Afinal, por mais que nos envolvamos com a literatura, a realidade é mais cruel do que as crueldades encontradas nos livros; e a miséria humana não se restringe às palavras e conceitos, como bem apregoa os grandes filosofo.

Bjks da VANVAN.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TÔ FORA

Não sei mais o que fazer das minhas noites durante a semana. Em relação aos finais de semana já desisti faz tempo: noites povoadas por pessoas com metade da minha idade e do meu bom senso. Nada contra adolescentes, muitos deles até são interessantes e vividos , mas tô falando dos de "fabricação em série". Tô fora de dançar os hits das rádios e ter meu braço ou cabelo puxado por um garoto que fala tipo assim, gata, iradíssimo.

Tinha me decidido a banir a palavra "balada" da minha vida e só sair de casa para jantar, ir ao cinema ou talvez um ou outro barzinho cult, desses que tem aberto aos montes em bequinhos charmosos. Mas a verdade é que por mais que eu ame minhas amigas, a boa música e um bom filme, meus hormônios começaram a sentir falta de uma boa barba pra se esfregar.

Já tentei paquerar em cafés e livrarias, não deu muito certo, as pessoas olham sempre pra mim com aquela cara de "tô no meu mundo, fique no seu".

Tentei aquelas festinhas que amigos fazem e que sempre te animam a pensar "se são meus amigos, logo devem ter amigos interessantes". Infelizmente, essas festinhas são cheias de casais e um ou outro esquisito desesperado pra achar alguém só porque os amigos estão todos acompanhados. Tô fora de gente desesperada.

Baladas playbas com garotas prontas para um casamento e rapazes que exibem a chave do Audi, tô mais do que fora. Baladas playbas com garotas praianas hippie-chique que falam com voz entre o fresco e o nasalado elas misturam o desejo de ser meigas com o desejo de ser manos com o desejo de ser patos) e rapazes garotos-propaganda Adidas com cabelinho playmobil, também to fora.

O que sobra então? Barzinhos de MPB? Nem pensar. Até gosto da música, mas rapazes que fogem do trânsito para bares abarrotados, bebem discutindo a melhor bunda da firma e depois choram "tristeza não tem fim, felicidade sim" no ombro do amigo têm grandes chances de ser aquele tipo que se acha superdescolado só porque tirou a gravata e porque fala tudo metade em inglês, ao estilo "quero te levar pra casa, how does it sound?"

Para dançar, os muquifos eletrônicos alternativos são uma maravilha, mas ainda que eu não seja preconceituosa com esse tipo, não estou a fim de beijar drogados e com brinco pelo corpo todo. Tô procurando o pai dos meus filhos, não uma transa bizarra.

Minha mais recente descoberta são as baladinhas também alternativas de rock. Gente mais velha, mais maneira, roupas maneiras, jeito de falar maneiro, estilo maneiro, papo reto... Gente tão bacana que se basta e não acha ninguém bacana. Orkut, MSN, chats... me pergunto onde foi parar a única coisa que realmente importa e é de verdade nesta vida: a tal da química.

Mas então onde, meu Deus? Onde vou encontrar gente interessante? O tempo está passando, meus ex já estão quase todos casados, minhas amigas já estão quase todas pensando no nome do bebê... E eu? Até quando vou continuar achando todo mundo idiota demais pra mim e me sentindo a mais idiota de todos?

Foi então que eu descobri. Ele está exatamente no mesmo lugar que eu agora, pensando as mesmas coisas, com preguiça de ir nos mesmos lugares furados e ver gente boba, com a mesma dúvida entre arriscar mais uma vez e voltar pra casa vazio ou continuar embaixo do edredom lendo mais algumas páginas do seu mundo perfeito.

A verdade é que as pessoas de verdade estão em casa. Não é triste pensar que quanto mais interessante uma pessoa é, menor a chance de você vê-la andando por aí?

Bjks da Vann

terça-feira, 22 de setembro de 2009

FURIOSA

Unir é ligar as diversidades.Amar é sintetizar as diferenças.Viver bem é valorizar as oportunidades.
O importante é estar alerta ás coisas e jogar-se com destemor,quando as oportunidades surgem! O largo manto da vida é tecido pelo fio das oportunidades.É a vida que brinca de alfaiate ou somos nós que costuramos,bem ou mal,as oportunidades do cotidiano?Psicológicamente falando:"O segredo do êxito consistem em estarmos preparados para a nossa oportunidade,quando ela se apresenta".A vida é um cavalo de tróia, em cujo ventre sorriem exércitos de chances e oportunidades.De uma única coisa não deverriamos queixar-nos nunca:da falta de chance para progredir,construir,realizar-nos e crescer.Queridos amigos,se considerar que selecionamos o orkut como um espaço para fazer boas amizades,comunicar com nossos familiares e amigos,anunciar eventos,porque não fazermos de cada momentos uma oportunidade de progressão,construção e até, de realização própria,visando o seu crescimento.Acertos e erros todos nós temos direitos.Só vamos obter sucesso aqui nesta pequena telinha seja de amizades verdadeiras,convites p/ shows,namoro etc quando todas as pessoas envolvidas nesta grande nave ,tiver consciência da importância de seu papel dentro do contexto que e isso aqui...Por + que torne aberta a porta do nosso orkut,blog,msn,cel,etc,não poderemos conhecer grande parte dos desejos,necessidades,das angustias e porque não idem das criticas,se alguns amigos não apresenta de forma transparente:não só aproveitando a condição e oportunidade de ser amigo virtual ou não,como a oportunidade de realizações na solução daquilo que busca obter.
É uma pena,uma pena.As chances batem á nossa porta e damos com a porta no rosto delas. Ou simulamos não estar em casa.Ou o que e + grave nosso coração está longe,preso a outros interesses, ancorados em outros portos virtuais.rsrsrs...
Sinceridade total.Tenho pena das cinderelas,internaltas preguiçosos,dos derrotistas,dos acomodados,dos inseguros,dos "cegos de espiritos",dos que passam as noites e os dias de orkut trancados, não ajudando o proximo nem a si mesmo.Os maus internaltas,na arte de viver,juntam-se a outros iguais e desperdiçam a maioria das oportunidades que a vida lhes dá e que os anos apresentam.Levando seu posicionamento á condições extremas, ainda choram e reclamam,buscando culpar alguém ou afirma:"para mim tudo está errado não consigo trabalho,amigos sou vitima do orkut me bloquiando".Tudo está errado... caraca euzinha mando videos,mensagem, trabalhos de amigos virtuais ou não e o orkut não me bloqueia.O erro esta em alguns, os maus artistas na arte de viver e vencer.Nunca acertam o passo.Uns eternos desafinados na sinfonia da existência.Tem voz e ouvidos mas nunca acertam o tom,o compasso.Balançam o coreto,porque rasgarm a partitura da sabedoria,na orquestra do existir só.Por falta de coragem e de humildade,custa tanto admitir esta dura realidade.Inculpar os outros foi sempre o expediente + cômodo e superficial.Já pilatos fez assim, lavando as mãos para tranquilizar a consciência,vinta séculos atrás...
Porque ficar postando grosserias no orkut das pessoas,criticando,atrapalhando o trabalhos de pessoas do bem,fazendo intrigas que não levarão a outro lugar senão o confronto,a discórdia,a "fofoca",a desunião e a falta de harmonia em uma janela virtual que tanto fraquenta.
Há sempre uma noite escura para cada amanhecer .E, na pequena-grande aventura de nascer,existir e morrer,quantas lições de vida que em vida ainda devo aprender!O melhor amigo é aquele que nos faz melhor do que somos.Que nos ajuda a enfrentar as situações dificeis e não desperdiçar as oportunidades da vida.Agradeço áqueles amigos que sempre me presenteia com mensagems lindas e porque não idem,aos impertinentes, a oportunidade esta louquinhas por vocês e só correr atrás viu!bjks da bonitona de Vila Isabel.

sábado, 19 de setembro de 2009

TREM

comparo a vida a uma viagem de trem.
Uma comparação extremamente interessante,quando bem interpretada.
Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.
Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco: nossos pais.
Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos de seu carinho, amizade e companhia insubstituível....mas isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser super especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos.
Muitas pessoas tomam esse trem, apenas a passeio, outros encontrarão essa viagem somente tristezas, ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa.
Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por ele de uma forma que, quando desocupam seu acento, ninguém nem sequer percebe.
Curioso é constatar que alguns passageiros, que nos são tão caros, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos; portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante a viagem, atravessemos, com grande dificuldade nosso vagão e cheguemos até eles....só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já terá alguém ocupando aquele lugar. Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas...porém, jamais, retornos.
Façamos essa viagem, então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando, sempre, que, em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender isso, porque nós também fraquejaremos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.
O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada
desceremos, muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.
Eu fico pensando, se, quando descer desse trem, sentirei saudades....
acredito que sim, me separar de alguns amigos que fiz nele será, no mínimo dolorido deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos, com certeza será muito triste, mas me agarro na esperança que, em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram..... e o que vai me deixar feliz, será pensar que eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.
Amigos, façamos com que a nossa estada, nesse trem, seja tranquila, que tenha valido à pena e que, quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem."
BJKS DA VANN

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Quarto Poder é a voz do coração! A voz muda que fala apenas egoísta monólogo c/ seu próprio titular. A dona do coração ouve a voz do coração, sente e entende sua fala. Mas ñ tem uma linguagem correspondente p/ lhe retrucar; ñ tem vernáculo, nem língua estrangeira alguma que possa utilizar p/ dialogar c/ a voz do coração. Ingênua, a proprietária do coração utiliza a voz da razão p/ dialogar c/ a voz do coração. Perda de tempo. Este expediente nunca deu certo. A voz do coração ñ admite contestação e nem contrariedade alguma. É uma voz autoritária, mandona, egoísta. A voz do coração é semelhante a qualquer regime totalitário ou de exceção, somente é ela quem manda.É assim que hoje senti meu coração.Ah! Coração impiedoso. O coração assim ñ pensou, resolveu recrudescer, e ditou suas impiedosas ordens fazendo-me lembrar que ele, o coração, é totalitário e subjuga todas as vozes, ñ admitindo contestação. Chego, portanto, à conclusão de que a razão ñ tem razão alguma diante da + branda saudade. Este é o grande poder do enigma da vida, o coração bem o sabe. Vivo hoje sob um regime de exceção, totalitário, cujo ditador é o coração. Assim, a voz do coração é o quarto poder constituído de fato e inquestionável.bjks kkkkk...saudades

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A carta

E o pior de tudo vocês não vão acreditar. Fui eu mesmo que a escrevi!
E deixem de ser também curiosos, porque não vou contar o que ela contém, mas nem sequer uma única vírgula, pois afinal de contas, esta carta é para mim, ora bolas!
Que coisa mais feia querer ficar bisbilhotando a correspondência dos outros! Mas saibam que nela falo também de vocês, e daqueles que passam sobre nossos orkut,blog sem sequer dar uma olhada. Que coisa, não?
Esta carta conta um pouco de mim, de vocês, de nós. Fala de tudo e de nada, porque afinal de contas, eu nem sabia que a tinha escrito e muito menos que um dia a encontraria nos meus arquivos eletrônicos.
Nela recordo os amigos que semeei pelos caminhos que já trilhei, e me pergunto onde andarão e o que será feito daqueles que não gostavam de mim. Ainda bem que foram poucos, tão poucos que nem lembro mais seus nomes e se os encontrasse hoje na mesma calçada, seria capaz de lhes dar um bom dia dos mais alegres.
Uma das partes que mais me chamou a atenção e que, ainda não li de todo porque é longa esta carta, é porque muitas vezes adiei ou até mesmo deixei de lado alguns projetos, sonhos e vontade de chutar o pau da barraca. Tenho certeza de que muitas coisas teriam sido resolvidas de maneira mais fácil e prática, mesmo que em alguns momentos, com algumas escoriações e feridas.
Saibam que, para ler uma carta que nos escrevemos há algum tempo, é preciso de um pouco de coragem! É claro! Porque acabaríamos nos revelando coisas que não gostaríamos de lembrar, algumas fraquezas, e até mesmo por que não dizer, algumas covardias.
Enfim, realmente não sei quando nem como escrevi esta carta, mas tenho quase certeza de que não a escrevi numa segunda-feira, porque não sei por qual motivo, este não é um dia muito bom nem recomendável para que eu faça ou comece qualquer coisa. Podem até dizer que estou arrumando uma desculpa para a natural preguiça das segundas-feiras, que vocês também sentem e não adianta negar.
Por exemplo, agora, vocês também devem estar pensando em ler uma carta que se escreveram há bons tempos, mas estão sem coragem ou então até mesmo com preguiça, e mais uma vez, ou deixarão para ler outra hora ou até mesmo se ainda não a escreveram, não o farão também agora.
Mas enquanto vocês decidem se escrevem ou não, leem ou não as suas, com licença, porque vou continuar lendo a minha, e só por questão de pura educação não lhes deixarei ver o que ela traz. Não sei se gostarei de tudo que ela traz, mas em todo caso, fazer o quê? Foi eu mesmo quem a escreveu, não foi?
Umas bjks no coração ! fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! rsrsrs