segunda-feira, 13 de setembro de 2010

R. Kelly - The Storm Is Over Now

Para tudo tem uma época,um tempo para todo propósito dos Céus...

Tempo para nascer, tempo para morrer; tempo para plantar, tempo para colher; tempo para machucar, tempo para cicatrizar; tempo para rir, tempo para chorar;

http://www.youtube.com/watch?v=FKz8OOz_UQg&p=E5170C9343D93E0D&playnext=1&index=16

Tempo para dançar, tempo para jogar pedras, tempo de amor, tempo de guerra, tempo de paz;
Tempo que você pode abraçar, tempo para amar. Bjks

SIGILO FISCAL

A quebra ilegal de sigilo fiscal e de outras informações, de repente, passou a polarizar a campanha eleitoral. Em vez de usar o tempo para dizer aos eleitores as razões para neles votar, os candidatos desaguaram na discussão sobre quem entrou (e por quê) nas informações contidas sobre seus adversários, em bancos de dados públicos. Os oposicionistas colocam-se como vítimas e tentam atribuir culpa aos situacionistas e estes fazem praticamente o mesmo. Todos desperdiçam o valioso tempo da campanha com a troca de imputações e até de ofensas.

Se houve a quebra ilegal do sigilo - seja lá de quem for -, isso não é tema para campanha eleitoral. É caso de administração, polícia e justiça. Os administradores dos sistemas violados têm o dever de promover a mais rigorosa apuração e proporcionar as facilidades para que a Polícia e o Ministério Público identifiquem os responsáveis pelos supostos crimes e os denunciem à Justiça, onde devem responder pelos seus atos, na forma da lei. Se não adotarem as providências saneadoras, os administradores estarão prevaricando em suas funções e, também, não poderão ficar impunes.

Independente de estarmos às vésperas de uma eleição, as informações sobre contribuintes ou pessoas - influentes ou não - devem ter o sigilo garantido. Essa exigência é explicita na Constituição e na legislação ordinária.

O uso eleitoral das informações, embora grave, pode ser considerado o mal menor. O conhecimento do patrimônio, dos hábitos e de detalhes sigilosos da vida das pessoas, notadamente as de posse ou influência, pode estimular e contribuir para a escolha das vítimas para assaltos, seqüestros, extorsões, assassinatos, espionagem industrial e outros crimes. Principalmente num país onde o crime organizado tem grande ação, a ponto de até confrontar as autoridades.

Os governantes têm a obrigação de exigir investigação altamente transparente para todos os casos de violação do sigilo nos bancos públicos de dados. Mas, independente deles, o próprio sistema, por seus gestores e corregedorias, como dever de ofício, têm uma série de providências a adotar. Fisco, órgãos de segurança pública e justiça e todos os demais que manipulam informações sobre pessoas têm de preservá-las, só abrindo-as nos casos previstos em lei ou mediante processo judicial, que também segue o tramite legal. Tudo o que se fizer em contrário, é crime. Devem responder civil e criminalmente os funcionários executores ou facilitadores e, solidariamente, seus superiores hierárquicos quando, no devido tempo, não tiverem adotado as providências saneadoras e punitivas previstas na lei e nos regulamentos da administração pública. É o mínimo que se pode deles esperar...

sábado, 11 de setembro de 2010

RAZÃO , ESTAÇÃO, VIDA INTEIRA

Por que as pessoas entram na sua vida? Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.

Quando alguém está em sua vida por uma "Razão"... é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim. Ás vezes, essas pessoas morrem. Ás vezes, eles simplesmente se vão. Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.

Quando pessoas entram em nossas vidas por uma "Estação", é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer... Acredite! É real! Mas somente por uma "Estação".

Relacionamentos de uma "Vida Inteira" te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida. É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente. Obrigado por ser parte da minha vida.

bjks

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DESILUSÃO

O PT nasceu de cesariana, há 29 anos. O pai foi o movimento sindical, e a mãe, a Igreja Católica, através das Comunidades Eclesiais de Base.

Os orgulhosos padrinhos foram, primeiro, o general Golbery do Couto e Silva, que viu dar certo seu projeto de dividir a oposição brasileira.

Da árvore frondosa do MDB nasceram o PMDB, o PDT, o PTB e o PT... Foi um dos únicos projetos bem-sucedidos do desastrado estrategista que foi o general Golbery.

Outros orgulhosos padrinhos foram os intelectuais, basicamente paulistas e cariocas, felizes de poder participar do crescimento e um partido puro, nascido na mais nobre das classes sociais, segundo eles: o proletariado.

O PT cresceu como criança mimada, manhosa, voluntariosa e birrenta. Não gostava do capitalismo, preferia o socialismo. Era revolucionário. Dizia que não queria chegar ao poder, mas denunciar os erros das elites brasileiras.

O PT lançava e elegia candidatos, mas não “dançava conforme a música”. Não fazia acordos, não participava de coalizões, não gostava de alianças. Era uma gente pura, ética, que não se misturava com picaretas.

O PT entrou na juventude como muitos outros jovens: mimado, chato e brigando com o mundo adulto. Mas, nos estados, o partido começava a ganhar prefeituras e governos, fruto de alianças, conversas e conchavos. E assim os petistas passaram a se relacionar com empresários, empreiteiros, banqueiros.

Tudo muito chique, conforme o figurino.

E em 2002 o PT ingressou finalmente na maioridade. Ganhou a presidência da República. Para isso, teve que se livrar de antigos companheiros, amizades problemáticas. Teve que abrir mão de convicções, amigos de fé, irmãos camaradas.

A primeira desilusão se deu entre intelectuais. Gente da mais alta estirpe, como Francisco de Oliveira, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho se afastou do partido, seguida de um grupo liderado por Plínio de Arruda Sampaio Junior.

Em seguida, foi a vez da esquerda. A expulsão de Heloísa Helena em 2004 levou junto Luciana Genro e Chico Alencar, entre outros, que fundaram o PSOL.

Os militantes ligados à Igreja Católica também começaram a se afastar, primeiro aqueles ligados ao deputado Chico Alencar, em seguida, Frei Betto. E agora, bem mais recentemente, o senador Flávio Arns, de fortíssimas ligações familiares com a Igreja Católica.

Os ambientalistas, por sua vez, começam a se retirar a partir do desligamento da senadora Marina Silva do partido.

Afinal, quem do grupo fundador ficará no PT? Os sindicalistas. Por isso é que se diz que o PT está cada vez mais parecido com o velho PTB de antes de 64.

Controlado pelos pelegos, todos aboletados nos ministérios, nas diretorias e nos conselhos das estatais, sempre nas proximidades do presidente da República. Recebendo polpudos salários, mantendo relações delicadas com o empresariado. Cavando benefícios para os seus. Aliando-se ao coronelismo mais arcaico, o novo PT não vai desaparecer, porque está fortemente enraizado na administração pública dos estados e municípios. Além do governo federal, naturalmente.

É o triunfo da pelegada.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

VOTO LEGAL

O adulto foi uma criança. Mas Lula apesar de adulto ainda é criança. Arranjou uma verba federal para construir um estádio em são Paulo. Onde será realizado o primeiro jogo da copa de 2014. Os mineiros estão p... da vida, com esta pá de cal jogada por Lula. Deveria ter pelo menos esperado passarem as Eleições. Adeus esperança de se ter o primeiro jogo da copa. Dilma é quem vai pagar a burrada, perdendo muitos votos na eleição.

Caminhava eu pelo bairro do Grajau, quando passei por duas senhoras que conversavam sobre a eleição.“Pois não é tudo um bando de corrupto? E a gente tem que votar neles!”, diziam elas. Eu não as conhecia, mas não me contive e postei-me ao lado delas, me metendo na conversa: As senhoras não são obrigadas a votar em ninguém. Se sabemos que os candidatos disponíveis não são bons, não são o que queremos para representar-nos, então não devemos votar neles. Se não houver ninguém em quem possamos votar, a única saída e anular o voto, pois só assim ele não vai valer pra ninguém e servirá de protesto para saberem que não estamos satisfeitos com o que está aí. Não existe aquela história de que precisamos voltar em alguém de qualquer jeito, para não “desperdiçar” o voto. Desperdiçar é votar em quem não merece.

Elas olharam pra mim, balançaram a cabeça e concordaram. E eu segui o meu caminho, de alma lavada. As pessoas, todas, deveriam saber como funciona o sistema eleitoral. Mas não é interessante para os políticos, não é?

Por outro lado, terminou o prazo para o eleitor que não estará no seu domicilio eleitoral, no dia da eleição, mas sim em uma capital, votar em trânsito. Este ano seria um teste para ver o que teria que ser aperfeiçoada em pleitos seguintes, como de 2012 e 2014. Para se cadastrar, o eleitor precisou apresentar o título de eleitor e um documento com foto.

Mais de oitenta mil pessoas se cadastraram, segundo o TSE, o que significa que os candidatos a presidente do país terão essa quantidade de votos a mais nestas eleições.

A “novidade” aparece justamente nestas eleições em que o atual presidente é marqueteiro da candidata do governo e vale só para votar no presidente e vice. Não é escancarado demais?

Esperamos que, mesmo aqueles que aprovam o atual governo, levem em consideração que ele está usando o privilégio de ter o poder nas mãos para eleger a sua candidata. Estamos assistindo,mais uma vez, ao desrespeito das leis por quem deveria dar o exemplo.

Nós, que vamos votar, precisamos pesar os abusos e incoerências, conhecer bem as fichas de cada um dos candidatos e saber se podemos votar ou não. O futuro do país é o nosso futuro. Precisamos ter consciência disso e sermos honestos, antes de tudo, conosco mesmo. E não esquecer, também, que se o Brasil continuar neste ritmo, com a saúde falida, com a educação cada vez pior e a segurança cada vez mais inexistente, com cada vez mais corrupção, que futuro terão nossos filhos e netos?

Eu não transferi ainda meu título, até ia me cadastrar para votar em trânsito, mas quando soube que vale só para escolher o presidente, desisti, pois quero escolher também o governador do nosso estado. Prefiro viajar e ir até o meu domicílio eleitoral.

Precisamos fazer escolhas. E fazê-las direito. Ou o futuro de todos estará comprometido.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PAIS DO FUTEBOL & CARNAVAL

Venho acompanho os meandros das eleições deste ano da graça, 2010. Não é só uma expressão cristã, graça, na política ganha outro sentido, é ano das graças, das bondades, como diz os estudiosos no assunto. Há uma verdadeira corrida para o Poder. A palavra lembra-me a antiga Grécia, com as cidades-estado. O Conselho dos Anciões do povo reunia todos na praça e as grandes deliberações eram tomadas de comum acordo e tudo era votado por todos. O voto era expresso numa casca de ostra. Nada se fazia sem anuência popular. Até os piores tiranos se valiam do consenso popular verdadeiro ou forjado. Esse sistema era chamado de “res-publica” ou coisa do povo. O pai da atual democracia americana Abraham Lincoln chamou esse regime governo do povo, pelo povo e para o povo inspirado na palavra grega “demos, povocracia, governo.

Nosso regime republicano consagrou esse princípio na Constituição: ”todo poder emana do povo e por ele é exercido”, mas quem deu esse poder ao povo? Segundo São Tomaz, a origem do poder é divina porque somente Deus tem a plenitude do poder, podendo atribuí-lo a alguém. Os reis estavam tão imbuídos dessa teoria que, muitas vezes, queriam mandar até na Igreja em assuntos que não lhes dizia respeito. Num ano de eleições seria importante avivar a consciência do povo sobre essa importante prerrogativa. Não basta o povo ser livre, é preciso saber usar a liberdade. Ela não pode ser entendida como fazer indiferentemente tudo que se quer, é sim fazer o que é conforme a reta razão. A escolha é um processo difícil. Como distinguir quem é bom para nos governar, sobretudo, diante de tantas decepções? Sem uma análise criteriosa dirigida pela razão e não pelas emoções podemos ser enganados.

Nem sempre quem muito promete, cumpre e muitas vezes quem pouco promete, faz mais. Hoje, a comunicação chega aos mais longínquos rincões e, portanto, pode-se comparar e ponderar. É natural que todos pretendentes ao aval do povo são seres humanos e, por conseguinte, falíveis, contudo eles devem mostrar um mínimo de capacitação e honestidade, o que não é pouco. Há uma responsabilidade muito grande por parte de quem se propõe eleger-se, e eles se sentem livres após conquistarem o poder. O Brasil de hoje não é só o país do futebol e do carnaval, caminhamos para uma inclusão cada vez maior no epicentro das decisões mundiais.

Não nos faltam elementos que nos levem a isto. O povo tem poder pelo voto e sua manifestação. Embora às vezes haja predominância de um partido político, saibam seus dirigentes que cada membro do governo escolhido tem sua parcela de poder dado pelo povo. Todos os proponentes à escolha do povo vão apelar para a liberdade de expressão, entretanto o limite da liberdade é a lei. O que todos desejam é que nesse pleito exercido pelo povo que tem liberdade de escolha, haja lisura por parte dos participantes. Espero que o resultado venha engrandecer mais esse Brasil e seu povo. Que possamos nos gloriar do bom uso do voto.

Bjks