segunda-feira, 20 de julho de 2009

Nada mais justo que homenagear aquele ou, de preferência, aqueles que estiveram sempre do seu lado, lá no cantinho esquerdo do peito; "um ser que a vida não explica", diria Vinícius de Morais.

Amizade faz bem e não há contra-indicações. É sempre saudável ter por perto um amigo nos momentos de prazer, de descontração e felicidade, entretanto, mais importante, é tê-los nas situações mais delicadas; amigo é companheiro!

Ser "amigo", com todas as letras, não é apenas selar votos de fidelidade e lealdade, mas aceitá-lo, de maneira in-con-di-cio-nal. É saber a hora certa de falar palavras de estima, carinho ou dor - é saber a hora certa de se calar - quando palavras não são necessárias.

Amigo é radicalmente inegociável, pois, se é de verdade, é eterno - é preciso lutar e conquistá-lo - o eterno tem valor inestimável, não tem preço, e nem se troca um amigo por um outro amigo, pois a amizade foi feita para se multiplicar. Entre amigos, divide-se apenas os sonhos, as confidências e a vida. Subtrai-se somente as diferenças, as dificuldades e os sofrimentos.

Ser amigo exige que você seja mestre na arte de adivinhar, que seja gigante, seja "dois mil e um". Um amigo tem ombros sólidos como ferro, capazes de sustentar todo o universo: amigo é assim, super-homem! Grandes amigos têm, cada um, grandes segredos para trocar confidências, grandes amigos apreciam poesia, grandes amigos têm lembranças da infância e respeitam segredos.

Nietzsche escreveu: "És escravo? Então não podes ser amigo. És tirano? Então não podes ter amigos. Há muito tempo, se ocultavam na mulher um escravo e um tirano. Por isso a mulher ainda não é capaz de amizade; apenas conhece o amor". Polêmico, prosseguiu: "A mulher ainda não é capaz de amizade. Mas dizei-me vós, homens, qual dentre vós é porventura capaz de amizade?". Certo é que, independente de homens ou mulheres, enquanto houver pobreza de espírito e avareza, haverá um abismo entre os amigos.

Tenha amigos e orgulhe-se deles, pois a vida é bela quando se tem pelo menos "um bicho igual a mim, simples e humano". Esta é a humilde reflexão e homenagem que ofereço a todos os amigos, aos amigos dos meus amigos e aos amigos que ainda não fiz. Que a amizade possa resistir.

BJKS DA VAN





Nenhum comentário: