segunda-feira, 7 de junho de 2010

EU CAÇADOR DE MIM

Existe outra mulher que também vive sob a minha pele. Há muito não ouvia falar dela, andava esquecida.

Hoje eu acordei com saudade dela; lembrei-me bem das suas feições e dos seus modos. Estivemos um pouco estremecidas, pois discordamos em algum ponto de vista; nada demais, coisa de amigas bem próximos.

Ao que tudo indica ainda está por aqui; conserva, magicamente, o mesmo olhar profundo e observador crítico; um coração sofrido e maltratado, mas de amor incondicional. Essa mulher possui uma força descomunal, pois, arrasta diariamente uma enorme carga que a vida lhe impôs, contudo, sempre sorrindo e confiante, sem reclamar e uma enorme fé em Deus. Assim, desafia o destino que teima em desafiá-la e travam diariamente uma grande luta.

Quem corre por gosto não cansa! Vive a apregoar, é o seu lema.

Hoje, que amanheci tocada pelas lembranças do que a minha alma já contemplou, participei a ela pequenas reminiscências e até algumas angustias e insatisfações.

Por outro lado, acho que ela percebeu, sem concordar, o quão breve será sua vida (quase tanto quanto a minha) e que nesse momento que dura pouco demais para lembranças bobas, confidenciou-me, também, seu grande amor; não na forma de uma declaração ou de um nome de homem, mas, na forma de seus atos verdadeiramente grandiosos.

Ah! Se algumas pessoas,namorido,filhos, parentes e amigos percebessem a grandeza dessa mulher, quanta dignidade ela possui, certamente se envergonhariam de tanta mesquinharia que levam consigo, assim, como dos valores pífios que agregam.

Ela contou-me das suas tarefas cotidianas, da sua hercúlea força para suportar e vencer as agruras da vida; eu lhe perguntei insistentemente como ela conseguia tanta força.

Ela sorriu e com os olhos brilhando, demonstrando uma satisfação que eu não conseguia entender e até me irritava, e me fez saber. Simplesmente sem dizer uma palavra, apenas com um gesto ela me mostrou sua família, namorido e filhos. Então eu compreendi tudo; ali estava à roda motriz, a maior fonte geradora de energia vital. O tônico que fortalece a nossa vida. Família, a razão de tudo.

Entendi o sentido de tudo. A explicação daquela mulher fez meus olhos chorar.

Assim compreendi e num segundo passei em texto a minha vida tão alucinada. Lembrei-me de tudo que passei, de tudo que me fez melhor, de tudo que me serviu de lição. Compreendi que somos pequenos e ínfimos, dada a compreensão da existência e importância do outro, e principalmente da grandeza do cara lá de cima.

Com a mão a segurar o queixo, olhei para aquela mulher especial, vi os seus lábios oscilantes, mas reconheci-lhe o modo muito particular de ver as coisas.

Olhou-me nos olhos, sorriu mais uma vez e se despediu com um balançar de cabeça.

Era cedo para ir, pensei em dizer-lhe, mas mulher assim não são comandados pelas sugestões dos outros. Bjks

Nenhum comentário: