sábado, 24 de março de 2012

http://youtu.be/sheXZ-V4Lj8

CALOU SE A BATUTA DO MAESTRO DO HUMOR

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?

http://www.youtube.com/watch?v=CaexXJ6UFnw&feature=related

Morreu chico Anisio. Calou se para sempre sua voz tão cheia de sensibilidade que, em seus escritos ou apresentações televisivas, nos tocava, ensinava e encantava. Aqueles refrões clássico ( vapt-vupt, caladaaaaaa, sou jovem mãe, etc) que traduzia em linguagem popular.

http://www.youtube.com/watch?v=PiGkvW8lmJg

No seu último programa “quadro do sorra total”, olhei triste seu rosto abatido e, temerosa de que a morte se avizinhasse, fui tomada de angustia, pois não conseguia imaginar o momento de não tê lo mais entre nós. Era uma premonição ou constatação, não sei...

E, no dia 23 de Março, seu espírito deixou seu corpo. Costumo dizer que poucas pessoas merecem morrer dormindo. E, com certeza, ele era uma destas. Exemplo de ser humano,VASCAINO, de cidadão HONRADO, HUMORISTA BRILHANTE,de HOMEM correto,em um tempo em que os indivíduos de caráter parecem ser uma rara exceção.

Sempre haverei de lembrar me dele ao ouvir os clássicos ( VEIO ZUZA, SOU JOVEM,VOU BATER PRA TU, URUBU DA COM RAIVA DO BOI, e etc). Musicas cantante, e outras tantas do ramo haverão de remeter me às suas belas lições, às suas análises criteriosas das músicas, que tanto mexiam com a sua e a nossa emoção.

http://www.youtube.com/watch?v=oEnYU9nUGz0&feature=related

Eu o admirava muito como HUMORISTA, cronista,as composições política /critica que compos na epoca da ditadura e, ultimamente, no quadro do zorra. Aprendi muito com ele e as palavras com que terminava sempre o seu programa da escolinha do professor Raimundo sempre alfinetando a politica/ cleptocracia a lá brasileira,pode ter certeza Chico , elas estarão caladas dentro de mim: “Música é vida interior e quem tem vida interior jamais padece ou padecerá de solidão.”

http://www.youtube.com/watch?v=sheXZ-V4Lj8

Recebendo pela televisão a notícia de sua partida, repeti o que costumo dizer quando morre alguém extraordinário: “Existem homens que jamais deveriam morrer.” Mas, pensando bem, qual o grande homem que morre, realmente? Todos eles deixam farol de milhas em nossos caminhos e, assim, vivem para sempre. Guerreiros não morrem apenas adormecem.

Acho que meu comentário usual deveria mudar para a constatação de que certos homens não morrem nunca. O certo, provavelmente, é dizer como o nosso grande autor do sertão, Guimarães Rosa: não morrem, “ficam encantados”. Assim, posso dizer que Chico Anisio De Paula “ficou encantado”. Em outras paragens, ele estará, decerto, despertando a sensibilidade daqueles que partiram sem alcançar a plenitude de sua humanidade.

Ah, meu prezado maestro do humor, sentirei muito sua falta, mas pode ter certeza que, também, por ter ouvido suas musicas,lido seus livros, seus programas humoristicos, ouvido seus belíssimos comentários sobre politica, tornei-me uma pessoa melhor e cresci muito como ser humano. Você, em sua simplicidade, provavelmente, nem sabia que iluminava a vida de tantos.

Também porque o conheci e, junto com você, continuando as lições que recebi de meu saudoso pai( quando encontra lo ai no paraiso,fala que mandei um beijo e abraços para o velho Cruz) aprendi, mais e mais, a amar a música e sei que, desta forma, jamais haverei de padecer de solidão.

Enquanto existir a música, as auroras e crepúsculos, os amores e desamores, encontros e desencontros e meu coração continuar batendo, com a emoção tomando conta de meu ser, serei muito rica de vida interior. Poderei, inclusive, ouvir as músicas das esferas celestiais e, até nos meus silêncios, estarei ouvindo os sons da Divindade.

Sabe, grande maestro Chico Aniseo, repetindo palavras suas, citando não me lembro quem, devo dizer-lhe: “A dor da gente não sai no jornal”. E a minha dor pelo silêncio de sua batuta humoristica não pode ser traduzida em pobres palavras de jornal. Mas ficam aqui registradas no facebo.

E, como diz o Drummond, brincando com o poema: “A festa acabou, a luz apagou e, agora, é você e o cara lá de cima”. E o cara lá de cima, certamente, gostará de ter em seu paraiso um GRANDE HOMEM, um filho muito amado, que soube perseguir a Sua Luz e dignificar a arte e a política.Fica com o cara lá de cima. Descase em paz!

Nenhum comentário: