quinta-feira, 25 de junho de 2009

REAL AMIZADE

Como podemos ter amigos verdadeiros no mundo moderno dominado pelas relações utilitárias?
Infelizmente a palavra amizade tem muito pouco a ver com aquilo que entendemos quando pensamos em um verdadeiro amigo. Na verdade, a palavra amizade adquiriu um significado negativo de privilégio e recomendação. Você precisa ter um "bom Q .I ." (quem indique) para conseguir um bom emprego e muitas outras vantagens. Dessa forma, a amizade é o meio para passar a frente dos outros e ter privilégios numa sociedade injusta, que transforma a virtude em préstimos, os ideais em serviços.


A verdadeira amizade possui um forte conteúdo ético. A amizade não pode existir sem um comportamento moral reciproco.
A verdadeira amizade é sempre uma aventura, a exploração dos mistérios da vida. É assim que nasce a amizade na infância , na adolescência e depois de adultos.
Duas crianças tornam-se amigas inventando novas brincadeiras, soltando a fantasia, indo explorar o grande e misterioso mundo que as rodeia.
Os adolescentes são, em alguma medida " psicólogos" que vasculham sua psique e a dos outros para compreender suas leis. Nesta busca da própria identidade, e portanto, das diferenças com os demais, a pessoa mais próxima, a mais considerada, é o amigo. Assim, o amigo da adolescência não é o idêntico, é o semelhante e, ao mesmo tempo, o diferente, o extremamente diferente.


Todas as pessoas são, em alguma medida, também filósofos, porque fazem perguntas cruciais: porque as coisas são desse meio e não de outro totalmente diferente? porque estou aqui e o que vim fazer? Onde vou e para onde irei? A amizade tem a ver com essas perguntas. A relação com o amigo indica a possibilidade e os limites da pessoa. A amizade é a identificação e a diferenciação.
O encontro com o amigo interrompe a trama compacta e aviltante da vida cotidiana. É um momento da paz e de serenidade olimpica, acima das intrigas e dos complôs.


De fato, a amizade verdadeira é o encontro de duas pessoas que resolvem colocar-se no mesmo plano, ninguém é superior ou inferior.
O amigo é, por definição, aquele que não se comporta de maneira mesquinha conosco. Se alguém que consideramos amigo faz observações que nos embaraçam, então podemos estar certos de que, diga o que diga, não é nosso amigo. Um amigo nunca será maldizente a nosso respeito.
Não existem livros que ensinem a arte de conquistar amigos. A amizade não se aprende. E mesmo havendo pouco espaço para relações pessoais sinceras, a amizade continua a ser essencial.
So a amizade possui a força que o mundo precisa para superar os problemas que o rodeia.

Bjks da Van

Nenhum comentário: