segunda-feira, 8 de março de 2010

POLITICA BRASILEIRA

Senhores Presidentes:
Senador Sérgio Guerra do PSDB
Deputado Rodrigo Maia, do DEM,
Ex-Deputado Roberto Freire, do PPS

Não entendo como o PSDB, o DEM e o PPS, principais partidos de oposição, agem com tamanha leniência com relação ao atual Governo Federal. Estariam impressionados com o alto índice de aprovação deste governo?

É claro que não se deseja uma oposição predatória, como faz o PT, mas, uma efetiva oposição consciente e construtiva, visando apenas o bem do Brasil.

Na minha avaliação, a oposição exercida por esses partidos está muito aquém do esperado. Trata-se de uma oposição acanhada, sem brilho sem convicção e sem convencimento.

Assim como o PT não estava preparado para ser governo, parece que o PSDB, o DEM e o PPS não estavam preparados para ser oposição, pois, já se passaram 7 anos e não há uma oposição efetiva aos desmandos do Governo Federal.

Desde o início do Governo Lula que não houve uma oposição organizada e determinada contra tudo de negativo que aconteceu neste Brasil, a partir de 2003. Isto constitui grave omissão, visto que na democracia é necessária uma oposição forte e eficiente, mesmo contra um Governo com altos índices de aprovação. Normalmente o povo é imediatista, não olha para o futuro.

O PT demonstrou não ser o partido da ética e da honestidade, como pregava, quando estava na oposição. Mentiu o tempo todo, na campanha e no governo.

O PT se preparou para dar um autogolpe no Brasil, para implantar um governo neocomunista, como o existente na China, montando todo aquele esquema do início do governo, tendo como carro chefe a distribuição de recursos aos parlamentares, que ficou conhecido como “mensalão” e a tentativa de promover um desarmamento geral da sociedade. Além disto, até hoje tenta controlar a imprensa livre, a cultura e as artes, tentou amordaçar o Ministério Público e subjugar o Poder Judiciário.

Viu-se que o sistema adotado para pagamento do “mensalão” tem a marca registrada do PT, visto que este sistema foi implantado nas prefeituras petistas de Santos André, Capinas, São Paulo e outros e transplantando para o Governo Federal.

Nunca se viu no país um partido político que se envolveu tanto com a corrupção, como aconteceu com o PT.

Por sua vez, o Presidente Lula não cumpriu nenhuma de suas promessas de campanha, mentiu e enganou o povo que votou nele o tempo todo. Em momento algum ele cumpriu o solene juramento constitucional da posse, da mesma forma desrespeitou o tempo todo a Constituição. Posa de honesto e ético, entretanto, instalou ou deixou instalar no Palácio do Planalto uma verdadeira Organização para desviar recursos públicos com propósitos muito bem definidos. Montou um sistema de desmonte da máquina pública, substituindo técnicos e funcionários de carreira do terceiro e do quarto escalões, colocando no lugar militantes dos partidos da base do governo, sem qualquer capacitação.

Por esta razão que sobram recursos dos orçamentos, porque não há pessoal gabaritado para aplicar as verbas, conforme destinação orçamentária. Nos três primeiros anos, do primeiro mandato, o país viveu a mais absurda acefalia de investimentos, deixando tudo, propositadamente, para o ano eleitoral de 2006.

Quer inchar mais a máquina pública, agora, em 2010, com fins eleitoreiros. O programa de financiamento da casa própria, pela Caixa Econômica, incrementado em 2010 é meramente eleitoreiro.

No seu primeiro mandato, Lula gastou cerca de um bilhão de reais com viagens e diárias. O sistema do Cartão Corporativo do Palácio do Planalto é um assombro, quando se sabe que dezenas de pessoas podem utilizar deste crédito sem limites.

O Presidente tem um irmão que é corruptor, um filho corrompido, amigos pagam suas despesas de viagens e empréstimos, porém, informa o Presidente que nada sabe, cuja postura já se transformou em chacota na mídia.

Já se disse que o Presidente era apenas um fantoche, que assinava tudo aquilo que a cúpula do PT colocava em sua mesa. Chegou ao ponto de Lula dizer que, o que se passava no 2º ou no 4º, andares do Palácio do Planalto, ele não tomava conhecimento. Que Chefe de Estado e de Governo é este? No sistema presidencialista, o Presidente da República é responsável pelo que acontece no seu governo.

Tudo isto acontecendo, a oposição não descobriu nenhum fato que tenha causado escândalo. Todos foram descobertos por pessoas da própria base do governo ou da imprensa. Onde estava a oposição? O Congresso deixou passar algumas oportunidades para cassar o mandato do Presidente Lula, no primeiro mandato, especialmente no auge da crise, das descobertas pelas CPIs. Com a preservação de seu mandato, ele cresceu nas pesquisas e foi reeleito em 2006. Vemos que no segundo mandato, Lula está colocando em evidência suas verdadeiras intenções, a exemplo de seus colegas da Venezuela e da Bolívia, implantar no Brasil um regime de restrição à imprensa, às artes e às criações intelectuais. O recente Decreto dos Direitos Humanos é uma prova disto.

Parte do povo entende que não foi Lula que inventou a corrupção e que é honesto e sincero. Entretanto, ele admite que “errar é humano”. Isto se constitui uma verdadeira inversão da lógica do caráter, pois a mentira prevalece sobre a verdade, a mazela sobre a lisura. A prevalecer tão perversa lógica mental na cultura brasileira, qual será o destino deste sofrido país?

Haja vista os recentes atos de corrupção no Governo do Distrito Federal. Agora vemos militantes do PT fazendo passeatas, pedindo afastamento do Governador. Dois pesos e duas medidas. Onde estavam os militantes petistas, os estudantes, os sindicalistas, os denominados “trabalhadores sem terra”, quando eclodiu o escândalo do mensalão do PT? Por que eles não foram às ruas naquela época?

Lula vem desmerecendo as denúncias que se faz contra o seu Governo e contra o PT, para depois admitir que o que aconteceu deve ser debitado ao sistema de Caixa 2 das campanhas eleitorais, aventando sempre conspirações da oposição ou culpando a elite direitista pelos erros de seu Governo. Porém, ele tolera todos os erros cometidos pelos seus companheiros, que mesmo afastados do seu governo, são prestigiados, como os casos por demais conhecidos de José Dirceu, Danúbio Soares, José Genuíno e tantos outros.

Para justificar esta assertiva, ele diz que errar é humano e até recomenda para não execrar os seus companheiros que erraram. Um mínimo de psicologia forense leva à conclusão de que tudo isso traduz muito mais uma questão de deformação de caráter do que de incompetência.

A oposição não explora adequadamente as lamentáveis falhas existentes no Governo Lula, nos dois mandatos. Algumas críticas mais profundas partem de setores do próprio PT, o que se convencionou denominar de “o fogo amigo” ou, às vezes do Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A oposição deixou Lula ganhar a eleição de 2006, sozinho e no “gogó” e, se continuar assim, ele fará uma ex-terrorista e guerrilheira como sua sucessora, pois, ele está em plena campanha política, com a candidata, fazendo comícios disfarçados em várias partes do país, utilizando a máquina do governo, causando muita indignação, frustração e desânimo a uma parte da sociedade.

Mesmo com o PT desmoralizado pela corrupção, uma vez que a cúpula deste partido, composta por José Genuíno, Delúbio Soares, Sílvio Pereira, José Dirceu, Luiz Gushiken e outros, caiu, no primeiro mandato. A militância petista ficou desanimada com o partido. Muitos pediram desfiliação. Por falta de uma oposição organizada e efetiva, o Partido se recompôs.

O Brasil tinha tudo para crescer, a partir de 2003, uma vez que todos os países do mundo estavam crescendo, comprando muito e todos os outros países emergentes cresceram mais do que o Brasil. Isto chega a nos constranger, aliás o presidente representa um constrangimento constante em tão vulgar proverbiar diário.

O que salvou o Brasil de uma derrocada foram as bases econômicas implantadas pelos governos anteriores: Itamar Franco e de Fernando Henrique Cardoso, felizmente, conservadas pelo Governo Lula.

Enfim, espero que o PSDB, o DEM, o PPS e outros partidos que não aderirem à candidatura de Dilma Roussef, se reúnem imediatamente, organizem um programa de governo, elejam uma bandeira e lutem por ela, para o Brasil conhecer as propostas da oposição, independentemente do candidato, uma vez que membros do governo estão acusando que a oposição não tem programa de governo.

Espero que a oposição se organize e não perca a oportunidade de aproveitar a ida da Ministra Dilma Roussef, à Comissão de Constituição e Justiça do Senado e possa esclarecer para a sociedade quais as verdadeiras intenções do Governo, com relação ao famigerado Decreto dos Direitos Humanos.

Assim, senhores Presidentes, o povo brasileiro, especialmente aquelas pessoas que não votaram no Lula e os que votaram e se arrependeram, esperam uma tomada de posição firme, efetiva e transparente desses Partidos perante a nação brasileira

Vanilda Silva Cruz, uma brasileira preocupado com o futuro do país.

Nenhum comentário: