segunda-feira, 27 de junho de 2011

PARA QUE SERVE MESMO A UPP ???





Rio De Janeiro, podemos contar nos dedos, os meses que faltam para estarmos despachando os incompetentes. Assim dou inicio a este texto que pode ser polêmico, porem de pura realidade. Novamente, vamos dar um basta galera e providenciar mudança urgente. Não consigo entender como é possível, a cúpula que manda na prefeitura aqui da cidade maravilhosa, agir de maneira sabida de erros, dar continuidade mentirosa de propaganda do que não faz.


Ontem, minhas andanças pelas ruas da minha amada Vila Isabel deixaram-me indignada. E esse sentimento se manifesta, normalmente, quando algo que se dá valor é aviltado de alguma forma e não se pode continuar assistindo passivamente à agressão ao bairro do saudoso Noel Rosa ( que essa hora deve está de bruço no túmulo, de tanta sacanagem com nosso bairro). Nesse rol encontram-se a liberdade de expressão, o direito de ir e vir, a proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e arquitetônico do antigo jardim zoologico ( recanto do trovador) . Em situações que tais, a condição de cidadão impõe-nos não só atenta vigilância, mas também nossa reação tempestiva, nem que seja para rotular-nos de ótarios, saudosistas, utópicos, sonhadores e retrógados.


O que me tira do sério,disse isso um mês atrás para o meu querido amigo deputado Pedro Fernandes, aquela obra do antigo oologico parece que nunca tem fim ( começou no governo do meu amigo ex prefeito César Maia), é um tal de quebra e faz de novo, que já desfigurou totalmente, da noite para o dia o antigo jardim zoologico ( nosso $$ indo pelo ralo) . E a minha indignação e maior porque talvez tenha contribuído para isso. Explico: faz tempo que ando batendo na mesma tecla sobre as upps nas comunidades carentes, mas o que estamos assistindo pela vênus platinada de televisão,e uma correria desenfreada para ganhar votos nas próximas eleições. Nem bem terminou as obras de benfeitorias nessessárias nos macacos, já invadiram o complexo do Alemão, nem bem começaram as obras no Alemão, já invadiram a mangueira com as mesmas ladainhas de quando chegaram nos 2 morros, só falta ano que vem o "miguê" de tomar a rocinha. E, por isso, sinto-me um pouco culpada por ter chamado a atenção para a importancia das upps nessas localidade. Asssim, pela inoperância dos órgãos ditos competentes , ou com a sua complacência ao autorizar as obras no antigo jardim zoologico derrubando árvores centenarias, lamentavelmente mais um jardim destruido é desfigurado ( só falta o campo de santana), talvez para ficar a salvo de um provável e justo tombamento.


Ao que parece, querem construir uma Vila Isabel nova- mas muito feia e sem Noel, Martinho, Barão De Drummond - no mesmo local onde outra já existe. E isso, soa como ausência de planejamento e falta de rumos, pois ainda temos grandes vazios urbanos e espaço de sobra no entorno da nossa frankstênica que está se transformando nossa Vila Isabel, o comércio, casas de shows, grandes retaurantes, boates, desapareceram completamente. O velho bairro do Grande Noel, como o antigo zoologico de Drummond, está se transformando, tristemente, em um retrato na parede... E como dóia!Causa-me perplexidade, finalmente, verificar a falta de compromisso e de responsabilidade social de certos governantes que elegemos desrespeitando as sagradas tradições e o patrimônio histórico locais.

Minha doce Vila Isabel, podemos mesmo contar nos dedos os dias, meses, que faltam para banirmos de vez esta tropa de Coroneis Nacismentos de despreparados que mandam e desmandam lá no piranhão da Cidade Nova. Nossos governantes querem mostrar competência, humilhando os servidores efetivo, acatando os interesses dos vereadores fanfarrões, funcionários contratados nos mais variados cargos de confiança, faltando assim com o respeito ao estatuto dos servidores. Alias, falando em vereadores, foi feita recentemente uma pergunta a um dos vereadores envolvidos na “farra dos carrões de luxo vs aumentos abusivos de salarios”, de como ia ficar a situação deles referindo-se a questão judicial, e as próximas eleições, o cara de pau respondeu que o povo tem memória curta e isto já é coisa do passado. É verdade sim, muita trovoada é sinal de pouca chuva, muito se falou na época, cassar mandato dos melicianos, expulsar do partido os assassinos, mas, foram todos saborear pizza no amarelinho da Cinelandia ao lado do covil da gatunagem. Mas os meses estão próximos e tenho certeza de que estes servidores, moradores da Vila, Grajau, Maracanã, Tijuca, Engenho novo, Meier, Andarai,vão dar o troco a estes nefastos guardiões que abraçam nepotismo e clientelismo afilhados dos vereadores.





Nenhum comentário: