sexta-feira, 10 de junho de 2011

SERGIO CABRAL VS BOMBEIROS



A palavra liderança governador Sergio Cabral, significa, entre outras coisas, "conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, atravessar". O registro dessa palavra está datado de 825 d.C. e os diversos conceitos a ela ligados se relacionam com o latim ducere, que significa conduzir. Na história da humanidade sabemos de diversas pessoas que conseguiram atuar como encantadores de pessoas. Lembremo-nos do saudoso Leonel Brizola (este grande homem,fazia leitura de gente), JK, Getulio Vargas, Franco Montoro, Tancredo Neves, Podemos citar Jesus Cristo, Gandhi, Sílvio Santos, papa João Paulo II e outras menos famosas como um pastor, um parente, um vendedor que com um brilho com o olhar consegue encantar pessoas e mantê-las sobre seu domínio. Será que podemos chamá-las de verdadeiros líderes?

Ao longo da história e na politica,a liderança esteve a serviço de fins dignos; outras não. Alguns líderes têm sido responsáveis pelas loucuras mais extravagantes e pelos crimes mais monstruosos. Em contrapartida, outros têm sido vitais em conquistas da humanidade, tais como a liberdade individual, a tolerância racial e religiosa, a justiça social e o respeito pelos direitos humanos. Às vezes ouvimos pessoas dizendo liderança, mas descrevendo gerenciamento. Falando assim apenas de um estilo de governar. A geração ditadura conviveu com modelos de autoritarismo retratados em frases como: "Manda quem pode e obedece quem tem juízo" e fez com que as pessoas acreditassem que líder é alguém que detém todo o poder, que, sozinho, toma todas as decisões, dá ordens e é o ser designado por Deus para punir os seus subordinados. Porém, hoje em dia, isto não surte mais o efeito do período da ditadura porque as pessoas já não mais aceitam tais imposições e são capazes de boicotar escondido àquilo que foram obrigadas a concordar.

Então governador, se você deseja desenvolver a capacidade de "encantar" pessoas em sua vida pessoal, profissional ou familiar, comece observando se suas atitudes são coerentes com seu discurso e a buscar ser respeitado ao invés de ser temido. Aja com integridade, fale verdades (de forma elegante ao invés de agressiva), aprenda a ouvir as pessoas, a sentir seus semblantes, compartilhe dificuldades, peça ajuda, reconheça competências, elogie sempre que puder e quando perceber conflitos e divergências de opiniões converse com as pessoas, esclareça, construa acordos e patrocine a cooperação.Como o Brasil esta com excesso de politicos corruptos,e esta a caça de novos politicos de cérebro que não tem preguiça de pensar, a palavra liderança tem recebido novos atributos e está começando a ser empregada em nosso contexto atual politico com novas ações. Líder servidor e encantador de pessoas são algumas das formas que temos hoje para definir e descrever um ser humano com autonomia e autoconfiança que acredita que pode mudar as coisas e é capaz de construir e compartilhar sonhos com as pessoas com quem trabalha e convive e dá a sensação de que isto vai trazer benefícios á longo prazo.

Para o guru James C. Hunter, autor de O monte e o executivo "liderança é a habilidade de inspirar as pessoas a agir. Significa conquistá-las por inteiro: espírito, coração, mente, braços, pernas... E é isso que faz um grande líder governa-dor Sergio Cabral".Dizem que o verdadeiro líder é aquele que faz poucas coisas, mas que sabe delegar tão bem que na ausência as coisas funcionam ainda melhor. O importante mesmo governador Sergio Cabral,é conseguir que as pessoas trabalhem com o coração e o cérebro, além de trabalhar com os braç

Goethe escreveu: "Trata um homem como ele é e ele continuará a ser. Trate como ele pode ser e ele será como pode ser".

Leembre-se governador,que e através da formação e da informação vamos transformando pedras brutas em pedras preciosas. A descoberta das pedras preciosas escondidas dentro de nós e das pessoas só pode ocorrer após entendermos que é possível redefinir nosso futuro.Que tal depois de todas suas "cagadas" históricas; começar redefinindo que podemos e devemos exercer esse encanto junto às pessoas com quem trabalhamos e convivemos. Claro que não é fácil, porque líderes não costumam ser feitos da noite para o dia. Mas chegará antes quem começar a se preparar primeiro. Somos uma nação alegre por natureza, uma patria feliz e de muita fé. Entretanto, o espetáculo de imoralidade e amoralidade, a que assistimos todos os dias, estão deixando o pais imensamente triste. Geralmente, quando se fala em moral, as pessoas só pensam em sexo. Sexo é um impulso natural, uma necessidade fisiológica, que pode se ligar, intimamente, ao amor. Mas, eu me refiro, aqui, sobretudo a ética ou a falta dela.

Tudo no Brasil se tornou descartável. Usa-se e joga-se fora. Inclusive os seres humanos. Nada tem mais consistência. Essa é a insustentável realidade.O que estamos assistindo na politica, nas relações humanas de qualquer tipo é o “vale-tudo”. Vale ferir o sentimento do outro, vale enganar, mentir, fraudar, etc. Qualquer coisa que dê prazer, dinheiro e poder, que satisfaça o egoísmo, o orgulho e a vaidade do ego é válida. Gostaria de fazer como disse Jesus levantar-me e ir embora. Ou, então, como disse o nosso poeta, ir para Passárgada. Entretanto, não sei se encontraria um lugarzinho onde reine a justiça, honestidade e fraternidade aqui no planeta, pois a amoralidade também já se globalizou. A mim me parece que “o demonio”, de que Jesus fala, anda solto na politica brasileira. Uma esquizofrenia coletiva de corrupções avança cada vez mais. Os poucos bons politicos, retos e sensíveis, que ainda restam, andam mergulhados nos ansiolíticos e antidepressivos para suportarem a lama fétida em que o Brasil anda metido.

Não adianta nos brasileiros fazermos de avestruzes, colocando nossas cabeças na areia, a realidade é brutal. Se a Grande Mudança não for rápida, uma guinada de 360º, não haverá mais nesse pais gente honesta dentro de pouco tempo. E se os politicos amorais que procuram afogar suas consciências no torpor do luxo, do prazer, da pseudo-beleza, não se lembrarem que essa vida é apenas como uma estrela cadente, que risca os céus, e não perceberem que não há sentido na sua ganância doentia, o que poderemos chamar de Vida? Caixão não tem gaveta não gentem....









Nenhum comentário: