domingo, 29 de agosto de 2010

pobreza

Existem várias formas de pobreza e talvez a falta de dinheiro não seja a mais desastrosa delas, mas seguramente é nessa ausência material que grande número de pessoas manifesta sua auto-enganação que, num segundo momento, se transforma em auto-comiseração. Às vezes, a necessidade de manter as aparências frente a questão dos bens materiais é tão grande, que algumas pessoas se impõem uma vida de fantasia, guiados por princípios, crenças e paradigmas completamente desadaptativos e contraditórios. Dizem que não ligam para o dinheiro, dizem também que ninguém precisa de muito dinheiro para viver, que o dinheiro é a origem dos males do mundo, que não têm interesse em ganhar muito dinheiro e que a verdadeira riqueza somente se consegue no reino dos céus.

Quando alguém me fala esse tipo de lorota, fico pensando em que mais ela costuma mentir ou se enganar. Com frequência, essas mesmas pessoas têm um emprego que as faz trabalhar feito condenados. Levantam muito cedo, saem de casa ainda antes de o sol nascer, enfrentam trânsito, patrão mal humorado, colegas dispostos a passar a perna para levar vantagens no emprego e um monte de outros problemas, chegam em casa tarde da noite, quase sempre para ganhar um salário muito aquém das necessidades de uma vida decente. Isso por dias, meses, anos e décadas. Todas essas pessoas, chegaram a um nível de auto-enganaçao tão elevado que não mais conseguem perceber que usam esses argumentos para justificar a sensação de fracasso que trazem dentro de si mesmos por terem colocado no fundo do baú a maioria dos seus sonhos como se um mundo melhor para si mesmos não fosse possível.

Tudo o que foi criado pelo homem, antes passou por sua mente. E tudo o que acreditou e pagou o preço, conseguiu alcançar. Isso me fez entender um pouco o significado da fé. Em S. Marcos está escrito que "a fé remove montanhas". A origem de qualquer riqueza, quer material, psicológica, moral ou espiritual surge primeiro na mente. Essas ideias apenas têm condições de serem transformadas em riquezas através da ação. O combustível que faz a ponte entre o desejo e sua concretização é uma mistura de fé e persistência. Nada do que o homem já conseguiu realizar foi concebido fora de sua mente. Você é conseqüência das idéias que deixou entrar em sua mente. Aí reside a solução ou os problemas de toda a humanidade.

Tudo o que você crê, de alguma forma existe para você. Se você acredita que é um vencedor ou um fracassado, você sempre estará certo.

Se você tiver amor ou ódio no coração ou se fizer o bem ou o mal essa é a sua verdade e estará certo também. Se você diz para si mesmo que o dinheiro não é importante e que nem tudo na vida é dinheiro como uma forma de justificar seu fracasso por ter arquivado teus melhores sonhos, você também está certo. Se acha que a melhor forma de construir o futuro é reclamar da esposa, do marido, dos filhos, dos governantes ou do mundo e ficar vendo televisão varias horas por semana esperando "algo" acontecer, você está certo.

Alias, você sempre está certo, sempre tem razão, pois sua crença é o que prevalece e é a partir dessas ideias que seu mundo pessoal vai sendo construído.

Mas pergunto, para onde essas suas "verdades" vão te levar?

Que tipo de caminho você terá trilhado quando tiver 50, 60 ou 70 anos?.

O que você quer ser, com quem quer andar e o que quer ter para si e para teus filhos?

Olhe para os teus últimos 5 anos e veja quanto sacrifício e dificuldades passou. Se quer que os próximos 5 anos sejam diferentes, faça algo diferente, porque fazer tudo igual e esperar resultados diferentes é a mais pura expressão de insanidade. Não diga que a vida não te deu oportunidades. Tanta gente tem agarrado essas chances de mudar de vida e aproveitado. O que você está esperando? Esteja em companhia de pessoas de sucesso. Fuja dos fracassados, pois eles te puxam para o desastre. Quando você diz para um deles que sua conta no banco estourou ele vai te dizer que você ainda é um felizardo, pois a dele está bloqueada há quase um ano. É pecado ser pobre, porque a pobreza do bolso é consequência da pobreza da mente.

Bjks

Nenhum comentário: