quarta-feira, 8 de abril de 2009

CAI NO CONTO DO VIGÁRIO AO ESTUDAR DEMAIS



Parem tudo e prestem atenção, por favor. Juro que não tem nada de errado comigo. Mas preciso escrever sobre um tema com um único objetivo: te dar a oportunidade de mudar teu futuro. Vamos fazer um exercício rápido. Você sabe por que entrou na universidade? Bem imagino que sua resposta vai ser: “porque é importante estudar” ou “porque meus pais sempre disseram para eu estudar se quisesse ser alguém na vida” ou mesmo “para ter uma condição de vida melhor”. Se formos sintetizar essas e outras possíveis respostas, poderíamos resumir em uma só: as pessoas estudam para ganhar dinheiro. Evidente que existem muitos outros motivos, mas o principal deles é ganhar dinheiro.

Já tive oportunidade de dizer que, quando criança, meus amados pais sempre insistia sobre a importância dos estudos para se ter uma vida melhor. Não era explícito, mas o dinheiro estava no raciocínio deles. Bem, agora me diga uma coisa: quando você terminar o curso que está fazendo, quanto acha que vai ganhar como empregado? Não sabe? Pois eu sei: você ganhará um valor bem abaixo do mínimo necessário para viver decentemente e, quando casar e tiver filhos, então verá que o valor se tornará indecente em relação a seus gastos. Pior do que isso, o que vai ganhar durante toda sua vida como assalariado dificilmente chegará a ser suficiente para ter uma vida folgada pelo menos para a maioria absoluta dos brasileiros. Ah... você não tinha pensado nisso? Pois pense que ainda há tempo. Perdão, mas você ainda não me foi convincente na sua resposta do motivo pelo qual está fazendo faculdade. Pois eu ajudo você um pouco a entender o que se passa. Impregnaram a sua mente desde criança, como fizeram comigo, dizendo que de
vemos estudar, do contrário seremos burros e vamos conseguir apenas trabalhos de baixa remuneração. Eu que tenho 41 anos acreditei muito antes de você caso tenha nascido depois de 1967.

Essa crença me fez estudar um pouco mais do que gostaria. O problema é que, apesar de ter investido um tempo incrivelmente grande em estudos, apesar de ter gasto uma fortuna em mensalidades e livros, meus ganhos hoje são infinitamente menores do que o investimento que fiz nos meus estudos. Sabe o que eu então descobri? Caí no conto do vigário dos meus pais inocentes.

Os paradigmas que desenvolveram em nós relacionados com estudos, da mesma forma que outros tantos paradigmas, alguns inclusive absurdos, têm nos guiado em nossas decisões sem nos deixar refletir. Têm funcionado como uma espécie de cão-guia — burro aliás — que vai nos levando e, como esse cão é burro mas não fraco, ele nos leva para onde foi treinado para nos levar e para pará-lo precisamos ser fortes e segurar as rédeas para mudar de direção. Veja, não estou dizendo que você não deva estudar. O que estou dizendo é que as universidades estão arcaicas em seu saber e estão preparando-o para a penúria financeira, direcionando-o para o ramo do emprego, onde sua vida estará nas mãos de outra pessoa e ela vai remunerá-lo bem aquém do que você vai precisar para viver dignamente. Assim o problema não está em estudar, mas o que estudar e onde estudar. Evidente que sempre a informação fará toda a diferença, mas não é qualquer tipo de informação.

As universidades se transformaram ou em caça-níqueis como nas particulares ou em reduto de doutores cujas atividades garantem muito mais seus empregos do que um conhecimento adaptativo para um projeto de vida afetivo e econômico decente. Então você que está fazendo uma universidade, principalmente se for numa das arapucas que surgiram a partir dos mandatos do Fernando Henrique Cardoso, tranque a matrícula e vá estudar com quem realmente possa lhe dar informações que façam a diferença em sua vida. Posso garantir que nos últimos dois anos tive muito mais informações em treinamentos independentes do que com doutores em universidades. Pare de se enganar. Ainda há tempo!

BJKS DA VAN

Nenhum comentário: