sexta-feira, 17 de abril de 2009

GRATUIDADE & INSPIRAÇÃO



Foi enquanto jogava uma partida de bilhar que Mozart teve a inspiração para a melodia do quinteto da aplaudidíssima “Flauta Mágica’!

Berlioz surpreendeu-se cantarolando uma frase musical que durante muito tempo procurava em vão, ao vir à tona após um mergulho, durante um banho no Tibre...

Ninguém jamais imaginária que o grande químico Kebulé “viu” os átomos dançando no ar (e assim concebeu sua teoria dos agrupamentos atômicos) durante uma viagem no alto de um ônibus de dois andares em Londres!

Foi num rasgo de inspiração durante uma caminhada pelo campo de golfe que James Watt descobriu que o desperdício de calor, nas máquinas de vapor incipientes à época, podia ser evitado por meio de condensação do vapor!

Estudando e pesquisado a história, trajetória dos gênios e suas grandes invenções que marcaram o destino da humanidade, percebemos facilmente que muito mais do que se pensa, o acaso e a intuição tiveram um papel surpreendente na vida e na obra destas criativas e sensacionais personagens que contribuíram significativamente para o progresso da ciência, da arte e da cultura planetária!

Cada um tinha seu “modo operante”, manias e seu modo de “facilitar” a descoberta de grandes idéias e de soluções mágicas...

Haydim, autor de 104 sinfonias e centenas de outras composições, costuma-se recolher ao seu oratório, com o terço na mão, o que provocava um fluxo extraordinário de novas idéias que brotavam sem cessar enquanto rezava...

Van Gogh retratava e discorria sobre uma “terrível lucidez”, que experimentava em certos momentos de sua vida, quando a natureza estava em festa...! “Naqueles dias mal tinha consciência de mim mesmo e os quadros me vinham como um sonho!”

O notável Shakespeare gostava do símbolo do crescimento da planta, sugerindo que deixássemos que se abrissem nossas folhas, como uma flor. “E sejamos passiveis e receptivos desabrochando pacientemente”...!

Sir Isaac Newton costumava “dormir sobre o caso”, quando nas primeiras tentativas não produzia os resultados esperados: “não faz mal, amanhã às sete horas terei a solução”, exclamava ele antes de ir tranqüilo e confiante para a cama!

Thomas Edson acreditava muito mais às suas “adivinhações” do que propriamente nos cálculos e teorias matemáticas de seus opositores e invejosos contemporâneos que não conseguiam entender o brilho e a genialidade de suas invenções no campo da eletricidade...

A história e a biografia dos grandes gênios, cientistas, artistas e inventores estão repletos de certas “verdades” e “explosões” do inconsciente que reforçam certo mistério em torno de nossa capacidade e processo criativo, à disposição de qualquer um de nós, desde que estejamos abertos e receptivos ao fluxo inspirador que jorra incessantemente sobre a mente de todos nós.

É claro que algumas dicas e recomendações se colocadas em prática de uma forma constante e disciplinadas ajudam a “facilitar” esta conexão com a “Fonte Suprema”, como por exemplo, momentos de relaxamento, contemplação e abandono da pressa!

No mais é curtir os bons momentos, buscar ajudar quando necessário e entregar às estrelas nossos pedidos e dificuldades, cujas soluções chegarão com um novo brilho do sol!

EM TEMPO:Meu blog PSICOLOGIA & FILOSOFIA está completando 2 anos de existência. Aos amigos e leitores meus agradecimentos pelas congratulações desejadas.

Nenhum comentário: