sexta-feira, 17 de abril de 2009

COISAS PROIBIDAS ACENDEM BRILHOS NOS OLHOS



Euzinha diria que “o canto da sereia” é o nome moderno para a palavra “diabo”, tão usada ainda pelas igrejas cristãs, mas um tanto em desuso pelas pessoas no seu dia-a-dia. São Paulo apóstolo diz que fazia o que não queria fazer e não dava conta de fazer o que tinha que ser feito. Quando li essa frase pela primeira vez, tive a sensação de que aquele escrito de mais de 2 mil anos tinha acabado de ser escrito e era especialmente para mim.

Depois descobri que muitas outras pessoas também tiveram a mesma sensação que eu. Quando observamos o que devemos fazer no nosso dia-a-dia e o que não devemos fazer, temos a distinção clara e seríamos capazes de escrever duas listas uma com as obrigações e outra com o que não devemos fazer. Sabemos que temos que levantar as 6 da manhã, mas nosso corpo pede mais cama e sem um esforço descomunal permanecemos aí por mais um tempo, ainda que a consciência fique nos cobrando.

Também não é novidade que temos que trabalhar, mas somente com um esforço trabalhamos, pois a sensação que temos é que nosso corpo nos empurra para a inércia. Jim Rhom diz que os ventos sopram em direção ao fracasso. Nada mais exato. Temos uma tendência à estagnação e o não fazer é fracasso. As coisas que devemos fazer não nos atraem, mas coisas proibidas acendem brilhos nos nossos olhos. Somente o processo educacional pode nos levar a caminhar em direção oposta ao vento da inércia e do fracasso.

Interessante é que em condições semelhantes algumas pessoas têm sucesso e outras fracasso. A grande diferença que define os resultados está nas atitudes e na disciplina de cada um. Barcos num mar com ventos em uma determinada direção velejam em direções diferentes. O que permite esse milagre é a forma como os navegadores posicionam as velas dos seus barcos.

Diariamente somos tentados a fazer o que não devemos e somente um esforço nos leva a realizar o que é nossa obrigação. O pior de tudo é que sabemos que aquilo que nos atrai tem potencial altamente destrutivo, quer em nossas relações afetivas, quer nos mecanismos de controle social legal. Há horas que parecem que tudo o que não temos é melhor do que o que temos. Isso acontece tanto com as mulheres quanto com os homens, ainda que com características diferentes.

A mulher diz que não admite ter que trabalhar para ajudar nas despesas em casa, enquanto a amiga não precisa trabalhar e usa seu tempo para fazer compras e se cuidar no cabeleireiro. Aquele professor malhado de aeróbica na academia parece muito mais interessante que meu marido. Aliás, outro dia vi meu marido saindo do banho e vi o tamanho da barriga. Cerveja, assistindo ao futebol na TV, tinha que dar nisso mesmo. A roupa que minha amiga usava na festa era muito mais linda do que a que eu usava e, certamente, foi porque o marido dela foi mais generoso. E os sapatos! Quase não fui à festa em função daquele sapato ridículo que meu marido comprou e tive certeza que não deveria ter ido quando vi o que a minha amiga usava. Há 10 anos que moramos nesse apartamento que meu marido financiou em 20 anos e minha amiga no mês passado mudou-se para um apartamento de cobertura comprado à vista por seu marido.

E o carro que o marido dela lhe deu de presente, você viu? Ela é que tem um marido legal e generoso. O meu marido mesquinho e pão duro me deu somente esse carro aqui, que me faz passar vergonha diante das minhas amigas ricas e, quando eu quero comprar aquele vestido caro, ainda alega que tem que guardar o dinheiro para pagar a prestação. Mas não são somente as mulheres que são tentadas pelo canto da sereia. Aliás, a vizinha parece uma autêntica sereia e ela me atrai muito mais que minha mulher. Meu chefe acha que é rico, mas eu vou comprar um carro melhor que o dele, nem que eu tenha que financiar em 72 meses.

O meu trabalho me dá pouco dinheiro. Sorte teve meu amigo que herdou a fábrica do pai que morreu de infarto ainda jovem. Meus pais não me deixaram nada, e minha esposa gasta e faz muitas dívidas.

A lista é imensa. Olhe-se no espelho! Você tem muito mais do que merece! Deus tem sido muito generoso e paciente contigo! Liste a quantidade de coisas boas que tem! Foque nessas coisas e continue a investir nelas. Elas são as bases sólidas sobre as quais poderá construir teu futuro. Tudo o mais não passa de canto da sereia! É muito atraente, mas se te deixas seduzir, te levará à ruína!

bjks da van

Nenhum comentário: