sábado, 15 de novembro de 2008

RESULTADO JÁ

Enquanto lá fora as 03 (três) grandes de Detroit penam vítimas reais da ruptura da bolha virtual financeira, aqui nossa indústria automobilística comemora um ano de resultados helênicos.

Se lá a GM já anunciou que vai demitir 500 na Argentina, a Ford 500 na Austrália e a mais débil (Chrysler) promete demitir mais de 6.000 funcionários, aqui as montadoras continuam comemorando a perspectiva de vender até dezembro cerca de 3,2 milhões de unidades, um recorde absoluto!

Enquanto lá os empregos somem e os bônus minguam levados pelo tsunami que varreu Wall Street, aqui sobram vagas para gerentes e executivos (só a VW / Resende pretende contratar 300 profissionais até o final do ano) e a estimativa é que os bônus subam pra mais de 80% em média!

Embora já sintamos os primeiros efeitos da crise mundial, o fato é que a esperança econômica global ainda resida na pujança e resistência dos emergentes, entre eles o Brasil.

Seja no agronegócio, no setor energético, indústria automobilística ou de serviços, o fato é que ainda temos muita-lenha-pra-queimar e é neste cenário meio que de crise e crescimento sustentável que aparecem grandes oportunidades, que se consolidam grandes carreiras e que se destacam os verdadeiros talentos.

A maioria das empresas (mesmo as mais truculentas, conservadoras, reacionárias e antiquadas), familiares ou não, já chegaram à conclusão, frente a um cenário de competição feroz e sobrevivência predatória, que não dá mais para sustentar o velho jogo político da esperteza, da politicagem, do protecionismo, da hipocrisia, do tempo-de-casa...

A ordem agora é: resultado já!

É neste ambiente que começam a aparecer novos valores, novas lideranças, novos paradigmas...

Apesar de cada um ter (e é saudável psicologicamente falando que construa isto passo a passo), entre os especialistas e os profissionais do ramo existe certas competências comuns e necessárias a qualquer pessoa que ocupe uma posição de destaque, de chefia, e que queira turbinar a carreira nestes tempos de incertezas global.

Hoje em dia não basta matar-o-leão-diário, conquistar-a-meta-do-mês ou tirar-a-firma-do-buraco! É preciso também ter um estilo, uma estratégia para garantir o sucesso sustentável, que possa ser mantido ao longo do tempo.

Isto só se consegue com algumas habilidades, com alguns ingredientes pessoais, com algumas qualidades que tornam o profissional um vencedor: aprender a estressar os assuntos ao invés de estressar as pessoas;

aprender a transformar pressão em desafios;

aprender a ser servidor ao invés de protagonista;

enxergar na negociação o adversário ao invés do inimigo;

ouvir a música dos demais ao invés de se deliciar com o próprio discurso...

São muitos os aprendizados a serem desenvolvidos na busca de um-lugar-ao-sol, mas com certeza todos eles apontam na direção que mistura bons hábitos e crenças pessoais bem alinhadas!


bjks da van

Nenhum comentário: