segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

ACORDAR

Acordar parece um grande pesadelo para algumas pessoas


Arquive na sua mente o que eu vou lhe dizer: seus sonhos de vida são inversamente proporcionais ao tempo que você gasta vendo TV e dormindo. Isso mesmo! Os sonhos são molas propulsoras de nosso desenvolvimento. Jung vai mais longe e considera que os sonhos, a que chama teleologia, delineiam traços de personalidade.

Os sonhos seriam em verdade objetivos ainda não alcançados, mas que temos como meta alcançar. Assim, o conceito de sonho passa pela certeza de que o sonhado ainda não temos, e quase sempre vários graus de obstáculos terão que ser enfrentados e superados. De maneira geral, quanto maior o sonho, maiores as dificuldades envolvidas em sua realização.

Agora olhe para si mesmo e responda: quanto tempo você gasta por semana para ver novela? E aquele filme? E programas intragáveis como os do Faustão e da Ana Maria Braga? Já aconteceu alguma vez de você estar vendo TV, não estar tolerando o que está vendo, mas mesmo assim continua a assistir até dar sono?

E quando você deixa a televisão ligada enquanto está em casa o dia inteiro como se dela fosse brotar a solução para todos os problemas?

Somou todas as horas gastas diante de um aparelho de TV por dia? Agora multiplica por cinco. Pegue essas mesmas horas gastas vendo TV por dia e multiplique por 365 dias e já terá uma idéia do tempo desperdiçado diante da TV.

Agora reflita sobre o tempo que tem gasto dormindo. Faça uma média semanal incluindo aí os fins de semana que são os dias em que algumas pessoas dormem mais e outras menos. Em termos de necessidades orgânicas, a maioria absoluta das pessoas se satisfaz com entre cinco e oito horas de sono por noite.

Observa-se, com frequência, que a necessidade de sono tende a diminuir com o passar da idade. É muito comum pessoas com mais de 60 anos terem uma ótima recuperação do cansaço com somente quatro ou cinco horas por noite. Alguns fatores individuais, além da idade, contribuem para que o tempo necessário de sono seja distinto de pessoa para pessoa. Some o tempo usado para dormir e para ver televisão.

Quanto mais horas investidas aí, menores são seus sonhos, se é que você realmente tem algum. Sonhos são como princípios relacionados com a colheita. A terra precisa ser preparada, a semente semeada e todas as etapas do cultivo precisam ser planejadas e seguidas para que haja uma boa colheita.

Primeiro, o agricultor define que tipo de produção quer ter, depois planeja o cultivo e a colheita e por fim usufrui dos seus frutos. Com os sonhos acontece a mesma coisa. Dormir muito e ver televisão é a forma que você pensa que encontrou de fugir de si mesmo e fazer de contas que tudo vai bem. Por isso acordar parece um pesadelo para algumas pessoas.

Mas não se engane, se não mudar seus hábitos, a vida lhe cobrará uma altíssima fatura que, por não conseguir resgatar, pagará pelo resto da vida em forma de graves dificuldades de ordem financeira, afetiva e de saúde.

Agora vamos fazer uma introspecção: veja a idade que você tem e visualize os sonhos que tem traçado. Agora repasse o planejamento que tem em termos de tempo e estratégia para alcançá-los. Ah! Você não tem estratégia, nem definiu um prazo para realizá-los? Se é isso, lamento lhe informar, mas você não tem sonhos. Se você diz ter o sonho de comprar uma casa para abrigar sua família e fugir dos aluguéis, você precisa primeiro definir e criar na sua imaginação a casa que quer, com quantos quartos e forma de cada um, o que vai ter em cada quarto, quantos banheiros e que tipo de banheiros.

Além disso como vai pagar a casa. Você deve imaginar e visualizar tudo, desde a cor dos azulejos até o rebaixamento de gesso no teto. E a cozinha, a sala, o quintal, cada detalhe. Quanto mais você conseguir imaginar como se fosse real a casa dos seus sonhos, mais próximo estará dela.

Agora se você diz que quer uma casa porque paga quase a metade do teu minguado salário no aluguel e fica esperando tudo melhorar, esquece. Você é um forte candidato a morrer na condição de inquilino. Então mãos à obra, esse é o momento certo para sonhar não importa a idade que você tenha, pois sonhos fazem parte de todos os momentos de nossa vida. Sonhe! Planeje! Execute e jamais desista!

BJKS DA VAN

Um comentário:

Anônimo disse...

bom dia! acordei agora de um pesadelo, lembrei da venda de uma casa que fiz para montar uma empresa de informática,, perdi casa, dinehiro, putz! maior pesadelo, mas continuo.. sonhando? bjs
Pappabill