quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

QUE MUNDO ESTAMOS DEIXANDO PARA OS NOSSOS FILHOS?



grande Pero Vaz de Caminha anunciou ao Rei de Portugal: "Em se plantando tudo dá". Ele se referia à fértil terra que acabara de descobrir com outros amigos, mas serve para a mente humana que é sempre um terreno fértil para qualquer tipo de semente que for plantada e cultivada. O que plantamos, colhemos. É fácil entender isso. Não se pode esperar de ervas daninhas a produção de alimentos saudáveis, da mesma forma que se pode esperar que sementes de trigo semeadas em terra fértil e preparada, produzirão campos coloridos e fartura nas mesas. Você já se deu conta que é cada vez mais freqüente, quando vai se fazer uma compra, se não tomar muito cuidado, pode estar sendo enganado?

Quer seja no supermercado que coloca um preço no produto, mas o código de barras tem um preço maior, quer seja num produto que está em "promoção" e você compra na boa fé achando que está fazendo um grande negócio e quando chega em casa percebe que já está vencido há alguns meses. Em feira de automóveis usados então, se possível, leve com você na hora de ver o carro um mecânico, um lanterneiro e um despachante, todos experientes.

O mecânico vai desnudar os problemas no funcionamento do motor, o lanterneiro desnudará por baixo da pintura malfeita as batidas que o carro já sofreu pois há grandes chances de aquela pintura fresca ser apenas uma camuflagem dos problemas do carro. O despachante para checar os documentos e comprovar que o carro não é roubado e não tenha multas exorbitantes.

O que mais assusta é que esses mesmos homens que trambicam e agem o dia todo roubando e enganando outras pessoas, e não são poucas, quando chegam em casa se portam como pais de família diante da esposa. Para os filhos pequenos falam palavras de carinho, esboçam sorrisos protetores e quando os filhos já têm condições de entender, tecem alguns comentários reforçando valores aprendidos no passado, mas que se negam a assumir no dia-a-dia e quando deitam a cabeça no travesseiro dormem um sono como se fosse o sono dos anjos de tão leve que se sentem, acordando somente no outro dia, prontos para mais um dia de gatunagem.

Fazem uma cisão entre o que praticam e o que pregam para seus filhos.

Isso mesmo, passar a perna nos outros, roubar, usar a todo o momento a Lei de Gerson, tem se tornado cada vez mais parte da normalidade de muita gente. Outro dia vi um anúncio de um carro.

Eram muitos os atrativos tanto no preço pedido, pouco uso e perfeito estado de funcionamento. Fui ver o carro no endereço do vendedor e fui atendido por uma simpática senhora. Ao ser arguida porque estava vendendo? inventou uma história pouco convincente.

Mas garantiu que o carro era novo e que poderia levar sem medo, pois caso desse algum problema ia recebê-lo de volta devolvendo o dinheiro.

Depois de alguns percalços para conseguir comprar gasolina para o carro ,ja perto da oficina para fazer revisão ele pifou de vez...simplismente não funcionava.

Imediatamente liguei para a vendedora e agora quem atendeu foi seu marido que, ao ser informado do problema, fez questão de dizer em alto e bom som: "Vá procurar seus direitos".

Nesse momento entendi com quem estava lidando e vi que o sujeito com essa pequena frase derrubou muitos dos princípios nos quais acredito.

Primeiro que devemos ser honestos e ele não estava sendo.

Segundo que ele esqueceu que , ao levar vantagem,pensou que estava lesando meus direitos.

Terceiro que desdenhou da Justiça com a segurança de que jamais o Poder Judiciário vai puni-lo. Pobre homem, pobre família. Naquele momento devia estar rindo do fato de ter pensado estar enganando mais um "trouxa", pois em situações como essas muitos consideram que o enganado é otário e quem engana é o esperto.

Quando estive na casa desse coitado para ver o tal carro, vi uma criança de uns 3 aninhos dormindo no sofá da sala. Essa sim dormia o soninho dos anjos, mas me doeu o coração imaginar que, aos poucos, os valores que lhes serão passados por seus próprios pais a corromperão. Qual o tipo de mundo estamos deixando para nossos filhos?( bom...o carro maquiado foi devolvido,e meu dinheiro de volta). A lei e dura mais e lei...RSRSRS

BJKS DA VAN

Um comentário:

Anônimo disse...

O mundo está terrivél de nos humano
vivermos.
É tanta pilantragem...governo,cidadãos que pensamos serem honestos,mis só querem levar vantagems.
Valeu VAN, pelas dicas.

PAULO AFONSO GUEDES