segunda-feira, 9 de maio de 2011

SANTO DO PAU OCO


"Hoje tem tantos burros mandando em homems de inteligência, que, as vezes, fico pensando que a burrice e uma ciência".Dessa desgraça sofremos todos nós brasileiros,estamos todos anestesiados diante de tanta injustiça e exploração existente em nosso Brasil, Sil..Sil...Sil. Agimos como que acostumados com a violência. Pessoas muito próximas de nós são vítimas da violência, mas o máximo que costumamos fazer é comentar com amigos sobre o tema. Nossas escolas têm um nível indecente de ensino, mas continuamos a matricular nossos filhos nessas mesmas escolas como se essas crianças não fossem nossos filhos e cidadãos brasileiros. A corrupção come solta nas esferas do serviço público tanto municipal, quando estadual e federal. Sobre muitos políticos Santos do Pau Oco existem acusações sérias sustentadas por provas cabais, e mesmo assim esses caras de pau se re-candidatam para algum cargo público e lá vamos nós, inocentes úteis e tontos reelegê-los.

Acho que estou precisando dar um grito bem alto: HELP!Não nos incomoda mais a diferença entre o salário mínimo ganho por um trabalhador e o que ganham políticos Santos do Pau Oco e juizes Santos do Pau Oco. Os poderosos Santo do Pau Oco estabelecem as regras e o povo apenas legitima o que decidiram com seu voto obrigatório.


Para quem não sabe, Santo do Pau Oco era como se chamavam as imagens talhadas em madeira cujo seu interior eram ocos. Muitas vezes essas imagens eram utilizadas para transportar o ouro de Minas Gerais, evitando ataques constantes dos saqueadores. Claro que a coisa não parava aí. As peças entalhadas e vazias por dentro passaram a servir de esconderijo ao ouro em pó e diamantes brutos, que assim saíam das áreas de garimpagem sem o ônus dos impostos pretendidos, seguindo direto para a Europa. De lá, elas retornavam ao Brasil recheadas com o dinheiro falso que os espertalhões de Portugal nos mandavam. A expressão Santo do Pau Oco sobreviveu à passagem do tempo e é empregada agora para identificar os hipócritas, os falsos, os mentirosos e os enganadores.

Seria, por assim dizer, uma pessoa que se esconde atrás de uma falsa imagem. Você aí miguxo, conhece alguém com tal perfil? Alguns politicos brasileiros Santos do Pau Oco, como sabemos, são exímios praticantes desse lucrativo esporte. Top, top, top... O gesto obsceno do assessor especial da presidente "poste Santa do Pau Oco", o Santo do Pau Oco Marco Aurélio Garcia, se inscreve na mesmo ordem de coisas que o “Relaxa e goza”, da atualmente, primeira vice-presidente do Senado Federal Santa do Pau Oco Marta Suplicy, com o qual compartilha a obsessão pelo ato sexual e a vulgaridade sem álibi dos bem-nascidos e bem instruídos. Tais manifestações de um governo revelam, no plano formal, o que eles pensam da nação. Mas seus conteúdos também são esclarecedores. A ex ministra escolheu a linguagem do meretrício para dizer que os cidadãos devem renunciar aos seus direitos, inclusive ao de protestar, sublimando como fatalidade aquilo que ocorreu das ações e omissões do governo manguaça. O assessor presidencial usou o mesmo registro para celebrar uma notícia que supostamente desviaria os olhares dessas ações e omissões. Esse homem pragmático da nova tropa de elite petista, certamente não se preocupou com os cerca de duzentos mortos e, como o ex presidente Santo do Pau Oco mollusco manguaça, converteu a imagem pública do seu desgoverno na sua prioridade absoluta. Mas essa é a moral dele, não a nossa.

Os bombeiros ainda lutavam na tentativa de resgatar algum sobrevivente, quando o Santo de Pau Oco Marco Antônio Bologna, presidente da TAM, afirmou que o Airbus decolou de Porto Alegre “em perfeitas condições”. A mentira foi desvendada no dia seguinte: um defeito no reversor da aeronave havia sido identificado dias antes. Os passageiros freqüentes da TAM (assim como os da Gol) sabem que a mentira é a norma na relação das duas empresas do cartel dos ares com o público. Essas duas empresas mentem todo tempo, sobre horários, atrasos, cancelamentos e overbooking.

Os dicionários de Ciências Sociais costumam definir o termo democracia como "um sistema de organização social e estatal que se fundamenta na vontade popular livre, livremente manifestada e deliberada cuja ação tende ao bem comum e ao individual, dentro do âmbito que abrange a liberdade coletiva e individual". Quando vista sob o ângulo de uma organização política, é "um sistema no qual os cidadãos, independentemente de castas e classes, exercem a autoridade, quer por si mesmos (democracia plebiscitária), quer por intermédio de delegados ou representantes do povo (democracia eletiva)".

No Brasil, como sabemos, temos a democracia eletiva em que periodicamente o povo é chamado a se pronunciar elegendo seus representantes. Assim democracia não consegue caminhar sem suas duas pernas, ou seja, o povo e seus representantes (os políticos Santo do Pau Oco ).

Quando olhamos para o sistema político brasileiro, ainda que se insista em caracterizá-lo como um sistema democrático, fácil perceber que a instituição democracia foi desfigurada de tal forma que perdeu suas características essenciais.

O povo elege seus representantes sim em todos os níveis - municipal, estadual e federal. Parece que a função do povo termina aí, ainda que devesse fiscalizar seus representantes para que realmente defendessem os interesses dos seus eleitores. O problema é que os candidatos Santo do Pau Oco a representantes do povo, juntamente com os que já foram eleitos e estão em fim de mandato, se aliam à classe economicamente dominante e produzem uma inversão de forças, pois, para se elegerem ou reelegerem, assumem compromissos com os financiadores das campanhas e não com os eleitores. Uma vez empossados, lutam pelos interesses dos seus financiadores e exercem a função com tal desenvoltura e independência, como se não tivessem a obrigação de defender os interesses de quem os elegeu - o povo, nem de dar satisfação pelos atos praticados.

Políticos profissionais Santos do Pau Oco, sempre aliados ao poder econômico, se apossaram de todo o processo eleitoral, onde na teoria o poder emana do povo, mas na prática o povo serve apenas para legitimar os privilégios auto-concedidos nos escalões superiores. Os três poderes da República, ainda que muitas vezes busquem passar uma idéia de independência e lisura, apenas tentam confundir os eleitores, aproveitando-se da ingenuidade da maioria deles para perpetuar seus privilégios. Como diz Fabio Konder Comparato, há mais de um século temos uma República de interesses privados e uma democracia sem povo.

Até quando nossos políticos Santos do Pau Oco vão governar com uma mistura de blablablá e muita propaganda para o consumo popular, enquanto nos bastidores e nos gabinetes fecham-se acordos privilegiando os poderosos às custas do dinheiro da viúva? As reformas tão necessárias para que os representantes do povo realmente os representem são proteladas à exaustão e qualquer alteração que beneficie os eleitores somente acontece com muita pressão popular.

Mesmo assim são reformas de fachada, para que tudo fique exatamente como está. As leis, assim como as regras eleitorais, são feitas sob medida para favorecer os representantes do povo e não o inverso como deveria ser. Essa inversão perversa de poder assumida por nossos políticos Santos do Pau Oco tem deixado o Brasil há mais de um quarto de século num verdadeiro marasmo econômico e os brasileiros, em sua grande maioria, em um estado de desagregação econômica e social. Quase a metade do que o País produz é recolhido em impostos que vão para os cofres dos poderosos e as migalhas voltam para a população, sempre embaladas por muita propaganda. O Brasil merece gente melhor para representá-lo.

É preciso aumentar a produção do óleo de peroba para dar conta de tanta cara de pau!

Nenhum comentário: