terça-feira, 7 de outubro de 2008

MUNDO FUGAZ

Uma mensagem divina para lembrar-nos sempre que fomos colocados neste mundo para termos vidas extraordinárias. Carpe diem! E a humanidade, na busca incessante pelo poder sobre a natureza transforma tudo e todos, não medindo as suas conseqüências. Ações e conquistas mediadas pela inteligência, mas paradoxalmente desprovidas de racionalidade, juízo e prudência.

E para todos nós, o tempo, implacável, revela-nos esperanças, temores e lembranças de tempos passados. Sim, todos têm saudades. Nada gratuito, alienante nem saudosista. Diria uma saudade lúcida, buscamos as lembranças das nossas relações, aprendizagens e experiências baseadas em valores e princípios mais consistentes.

Que mundo é este, instável, marcado pela incerteza e volatilidade, onde o ter supera o ser; onde as pessoas se fecham e se tornam inimigas da vida comunitária; onde a imagem se torna poderosa como uma miragem insustentável, rasteira e fugaz; onde o vencer tornou-se uma obsessão a qualquer custo; onde uma tecla ‘enter’ fascina mais que um encontro, uma conversa e um olhar?

Sinto saudades de minha liberdade confiscada pelo medo e pela insegurança; de um tempo mais cadenciado, mas vivido; pela ingenuidade e alegria dos fundos de quintal, de nossas pracinhas e brincadeiras; daquelas datas tão esperadas; do ensaio da banda municipal ao adormecer, das vitrines e das pessoas nas avenidas. Sim, tenho saudades do mundo local que nos ensinava mais que este mundo globalizado e virtual; onde uma palavra, um acordo valia muito mais; onde as amizades eram mais densas; onde os vizinhos eram o nosso segundo lar.

A vida comunitária, além das escolas, estava presente em todos os espaços. Garantia uma harmonia indecifrável, mas essencial para nossa formação. Tenho saudades das escolas mais acolhedoras, mais humanas e menos curriculares e burocráticas.

Sim, temos que entender melhor a nossa história para compreender o que está acontecendo no presente. Como dependemos de uma organização social para garantia de uma vida justa e digna para todos, temos pela frente uma decisão importante para escolher aquele que, por suas decisões e ações, definirá e garantirá nossa simbiose social. Nossa cidade, salvo melhor juízo, terá que continuar a crescer e se desenvolver. O problema refere-se de que maneira, a partir de quais condições e estratégias.

E assim caminhamos, potencializando esperanças e receios, mas sempre esperançosos de um mundo melhor para todos. Não precisamos de salvadores, promessas e simulacros. Precisamos de líderes que possam contagiar e agregar diferentes setores sociais na busca do bem comum. Que saiba lidar com a diferença e que tenha como lastro e norte a lucidez de que a soma das partes, aquilo que denominam de democracia, esteja presente nas decisões que terão que ser tomadas diante de desafios e demandas.

Boa sorte, Rio! Vamos juntos, pois a complexidade é imperdoável; por qualquer equívoco a partir de agora pagaremos um preço muito alto. E um alerta: temos que garantir que a racionalidade mova a política, substituindo, assim, a hipocrisia, a irresponsabilidade e os interesses escusos.

bjks da van

3 comentários:

Anônimo disse...

Van vc e d/++++++!!!
Se vc naum extisti?
porra,caralhoooooooooo...eu te enventaria!!!vc e fodaaaaaaaa meuuu!

te ammmmmmmmmmmmmmmm muuuuuuuuuuitoooo.

Fabricio(o paulista +carioca+mineiro)

salteiiiiiiiiii
bjão linda

Anônimo disse...

Ola!!!

MINHA DEUSA DE EBANO,TUDO LK?

HSUASUAHSUAHSUHAUHAUSHUAHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUASHUAHSUAHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHUAHSUAHSUAHSUHAUSAUHSUAHUSHAUHSUAHSUAHSUHASUHSAUSHAUHSUAHSUAUSHUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHAUHSUAHSUAHUSHAUHSUAHSUAHUAHSUAHSUAHSAUHSAU

AMEI TODOS OS TEXTOS!Ae até desse cara seu amigo!!e show!!!

Seu blog bomba mesmo cara!!!

Vou voltar sempre p/ dar aquela espiadinha!
bjks não da van,meus meu anjo!de preferencia no seu lindo coração!!!

Paulo Cesar da 5 dp

Anônimo disse...

VAN,

Por onde quer que eu vá vou te levar pra sempre
A vida continua
Os caminhos não são tão simples, temos que seguir
Viagem em pensamentos
Uma estrada de ilusões que eu procuro dentro do meu coração

Toda vez que fecho os olhos é pra te encontrar
A distância entre nós não pode separar
O que eu sinto por você não vai passar
Um minuto é muito pouco pra poder falar
A distância entre nós não pode separar
E no final, eu sei que vai voltar



E no meu coração, aonde quer que eu vá
Sempre levarei o teu sorriso em meu olhar.....



Te Adorooooooooooooooooo
AMEIIIIIII O BLG/VOLTAREI SEMPRE!!!
DO SEU DANIEL MORGADO
BJS