terça-feira, 7 de outubro de 2008

O GRAU DE LIBERDADE

O grau de liberdade não depende dos bens materiais


Se a gente perguntasse se o dinheiro liberta para muitas pessoas, provavelmente de cada 10, nove responderiam afirmativamente. De maneira geral, as pessoas associam o dinheiro ao consumo e à possibilidade de ter quase tudo o que seja vendável e que se queira. Também imaginam viagens maravilhosas, pessoas muito interessantes em volta e uma vida tranqüila sem essas preocupações de quase todos os mortais relacionadas com o ganha-pão de todo dia e as dificuldades que isso acarreta.

Olhando por esse prisma, difícil não se concordar que o dinheiro traga uma sensação de liberdade, uma vez que muitos desejos podem agora ser satisfeitos, exatamente porque se tem dinheiro. Com muito dinheiro, pode-se comprar lindos automóveis, comidas saborosíssimas, roupas elegantes, barcos fantásticos, jatinho executivo, apartamentos deslumbrantes e por aí a fora. Todos esses bens dão uma sensação de poder e liberdade. No entanto, quando condicionamos nossa liberdade e felicidade a circunstâncias ou bens externos a nós caímos numa armadilha, pois nosso bem-estar passa a depender de muitos fatores. O sábio sabe que não é tão difícil assim conseguir essas conquistas, se não as condicionar a fator externo e se tiver plena consciência que ser livre e feliz depende única e exclusivamente de si mesmo e de sua mente.

Mas nem todos concordam que a idéia de liberdade se relaciona a dinheiro para comprar tudo o que se quer ou para se locomover confortavelmente de um lugar para outro. Algumas pessoas conseguem entender que o conceito de liberdade não está associado ao ter, e, sim, ao ser. Entendem também que quanto mais se tem financeiramente, mais se depende do dinheiro. Percebem que o conceito de liberdade é subjetivo e como tal depende de condições internas e não externas do sujeito.

Nelson Mandela, famoso sul-africano negro que lutou contra o regime de segregação racial daquele país por sua militância em prol da liberdade, passou parte de sua adolescência e de sua vida adulta preso por mais de duas décadas. Em nenhum momento se sentiu preso, pois havia entendido que os verdadeiros grilhões estavam na mente e não nas grades da prisão. Assim, o grau de liberdade que usufruímos depende da mente e não dos bens materiais.

Conheci uma pessoa, extremamente estudiosa, que dedicou parte de sua vida a ser um bom profissional e ter qualidade de vida juntamente com sua família. Ganhava bem menos do que desejava, até que passou a desenvolver um negócio legal e honesto que, em poucos anos, o levou a ganhar mensalmente valores econômicos muito elevados. Era tanto dinheiro, que, por mais que gastasse, o dinheiro não acabava. Na busca de liberdade e usufruto dos bens materiais, separou-se de sua família, passou a ter uma vida boêmia, envolveu-se em litígio envolvendo máfia e mulheres e acabou assassinado. Havia se tornado escravo de seus desejos a partir do dinheiro que tinha. Sem se dar conta, quanto mais se libertava, mais escravo se tornava.

Quando eu soube do que havia acontecido com essa pessoa, entendi imediatamente o que Cristo disse: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”.

Assim, não limite sua vida a uma busca frenética por dinheiro e prazer. Cultive sua família, as pessoas que te amam e você ama. Não deixe as exigências dos sentidos tomarem as rédeas da sua vida, pois, se assim o for, quanto mais livre você achar que estiver sendo, mais escravo se tornará.


BJKS DA VAN

3 comentários:

Anônimo disse...

Pó Van,

não quero sair daqui não.
Parece ate a sua casa,tudo de bom!!!
gostoso de ficar!vo bora naum viu?hehe...
akiii é fodaa kraa
mt legal ^^

bjs

Ass; claudio luiz Passos de Abrel

Anônimo disse...

Van,

Gosto de te deixar sem graça... você lembra quando eu te dava umas indiretas, e você se fazia de timida.Toda sem graça com minhas brincadeiras que claro tinha algumas verdades.Sempre com uma desculpa...Foi assim que começei a gostar de você desse teu jeito as vezes certinha, as vezes nem tanto.Mas eu não desisti...fui a luta, é você saube me fazer muito feliz. Só de vez enquando que some...mas tudo bem eu perdo-o sabe porque? Porque bate uma saudade....gosto do teu cheiro, da sua compania.Daquela suas manias de dizer que ta comtigo ta com Deus, que me acha lindo...olha que acredito....
Mas as vezes você me encomoda, tanto que se instalou no meu coração e não quer mais sair,me faz sentir medo de perder e fico aqui enlouquecido com as minhas idéias revirando os sentidos com vontade de fazer alguma coisa sem saber por onde começar.Pô meu se tá vendo....não é brincadeira...estamos ai para o que der e vier.E o que vim é lucro, vamos viver todos os momentos como se fosse o ultimo.Sem essa de idade.
Eu te amo muito!
bjos minha linda amada!
Ass:BRUNO MONTEIRO

PERSIO ONODERA disse...

ADOREI O SEU BLOG, VOU VISITAR SEMPRE....BEIJOS NO CORACAO LINDA....