sexta-feira, 10 de outubro de 2008

TENTA...INVENTA...FAÇA A DIFERENÇA

Eu quero o silêncio das línguas cansadas


Escrever, às vezes, é dar vida a uma personagem que não existe, mas é parecida com alguém que lê. Daí a magia e os efeitos que podem ser até duradouros, quando um autor consegue influenciar pessoas por meio de seus textos. Salomão nos influencia até hoje. Camões, Machado de Assis, Jorge Amado. Algumas lendas permanecem vivas: Carlos Heytor Cony é uma delas e virou mais lenda ainda depois que Paulo Coelho, em suas recém-publicadas memórias, “confidenciou” que o plagiou no comecinho da carreira.

Pois é. E não gosto do texto deste último, na verdade nem sei por que, algo de sintonia, talvez. E o Paulo é um sucesso global, parceiro de Raul em época difícil, com certeza aprendeu muito com ele e hoje é reconhecido em lugares como Moscou, Nova York, Londres ou Pequim. Um fenômeno editorial. Todavia, como disse, algo do que escreve não bate comigo, pois a forma de se escrever, lembra personalidades que você conhece, respeita, mas com quem não tem simpatia. E sei que isso também se passa com alguns leitores meus e é normal. Por que tal acontece? Não se consegue entregar a mensagem, para se fazer lida, compreendida, nunca chegando, portanto, ao coração para o qual estaria endereçada. Já nas músicas, a poesia fala mais do que milhares de laudas escritas e mansamente chega até a alma do apreciador da canção com sua rima, seu verso esperto, astuto ou terno.

Canta Raul — grita a multidão, toda vez que falta gás no show ou talento para interpretar gigantes, de cuja autoria nunca nos esqueceremos. Como Tavito e Zé Rodrix em “Casa no campo”: “Eu quero uma casa no campo/onde eu possa compor/Muitos rocks rurais/E tenha somente a certeza/Dos amigos do peito e nada mais/Eu quero uma casa no campo/Onde eu possa ficar/Do tamanho da paz/E tenha somente a certeza/Dos limites do corpo e nada mais/Eu quero carneiros e cabras/Pastando solenes no meu jardim/Eu quero o silêncio das línguas cansadas/Eu quero a esperança de óculos/E um filho de cuca legal/Eu quero plantar/E colher com as mãos/A pimenta e o sal/Eu quero uma casa no campo/Do tamanho ideal/Pau-a-pique e sapê/Onde eu possa plantar meus amigos/Meus discos/Meus livros/E nada mais”.

Viram? Um verso e uma rima podem criar vida, algo que vem do inconsciente, básico como chão de roça, doce como um ungüento perfumado ou atroz como espada que fere a alma. E para quem é dotado deste dom abençoado por Deus, tudo vem da inspiração e da criatividade. A mesma que Leonardo Da Vinci tinha ao observar manchas de paredes, cinzas do fogo, as nuvens do céu, a lama ou os lugares comuns aos olhos alheios, mas onde se inspirou para encontrar idéias maravilhosas. A mesma de onde Niemeyer extrai seus traços mágicos que darão luz, forma e função às suas obras pelo mundo afora. A mesma de milhares de artistas sem fama, porém enriquecedores da lida de cada um de nós. Para finalizar, uma homenagem aos gestores que fazem dos processos produtivos, pura arte e sucesso, tal qual canções, textos inspirados ou catedrais. Lembrando que os bons resultados são seus aplausos e a platéia é representada por consumidores de sua cadeia de valor.

BJKS DA VAN

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

OLA MINHA PEROLLA NEGRA,

CHEGANDO...

Você se tornou uma pessoa especial e importante para mim, a cada dia que passa meu sentimento por você fica mais forte, você me faz muito bem, gosto de apenas ficar do seu lado que já me realiza e anima meu dia, gosto do seu olhar, seu sorriso,seu cheiro, do seu jeito... Quando você me abraça me sinto seguro... Penso tanto em Você que esqueço ate de mim... Obrigada por ser essa mulher maravilha... Agradeço a você por seu amor tão especial, e por me fazer sentir que eu sou alguém com quem você realmente se importa. Amo-te cada dia mais... Por isso, lembre-se sempre... Você é a mulher da minha vida, meu bebê, meu mozao... Amor, paixão, plenitude, harmonia... Este é o meu Amor POR TE!!

ASS:FERNANDO DO LEBLON

Anônimo disse...

invadiiiindoo

A van é simplismente demais,
A coisa maiis linda e fofiis que já vi
Eu AMO elaa por D+ ..!
ela chegou chegando no meu coração, e hoje + do que nunca faz parte dele eternamente

A + linda!
A + legal!
A + chata! ;D
A + fofa!
A que + amo...!

Pode contar comiigo pra tudo!

BejO* sua marrenta!
apkopsksopkdps

Você pra sempre aqui n meu coração.
meire santos
o blog ta show!!!quero conhecer tb o delio,seu amigo locutor etc tá bom?