quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A OPORTUNIDADE ESTÁ LOUQUINHA POR VC



A oportunidade está louquinha por você



A maioria das pessoas, desde muito cedo, escuta fortes preleções sobre a importância dos estudos em suas vidas. Alguns pais chegam a exagerar, uma vez que, para forçá-los a seguir suas orientações, fazem associações absurdas e irracionais afirmando que se seus filhos não estudarem ficarão burros, ou serão pobres ou não conseguirão arrumar alguém interessante na vida. Essas falsas afirmações aos poucos se transformam em crenças e passarão a funcionar como verdade nos filhos.

Nasci no interior de minas gerais, mas fui criada na capital do Rio de janeiro, onde o meio de locomoção mais eficiente no bairro de santa teresa era o bondinho.Meus queridos pais e amados avós, eles sempre me disseram que eu devia estudar para "ser alguém na vida". Depois de crescida, quando passava com eles numa rodovia onde se via aqueles funcionários uniformizados com foices roçando o mato ao largo das margens, eles diziam: "está vendo! Eles quando pequenos não estudaram e olha que tipo de trabalho agora tem que fazer e, pior que isso, ganhando uma miséria!". Todo esse histórico foi desenvolvendo em mim a crença relacionando estudos com ganhar dinheiro e ter sucesso na área financeira. Isso me levou a estudar um pouco mais, o que foi ótimo.

Não deixa de ser verdadeiro que estudar abre portas no âmbito profissional e financeiro, mas relacionar os estudos ao sucesso profissional é um erro, como também não é saudável imaginar-se ausência certa de sucesso quando não se faz os cursos regulares que nos pregaram, ou seja, entrar na escola primária e galgar todos os degraus acadêmicos, de preferência até o doutoramento. Há poucos anos descobri que a associação que fiz e desenvolvi como crença de que estudar leva a ganhar dinheiro não era verdadeira e muito menos adaptativa, uma vez que meu sucesso financeiro não acompanhou meu desempenho acadêmico. Também percebi que muitas pessoas que não fizeram todos os degraus de estudos regulares que eu fiz conseguiram um sucesso profissional e financeiro invejável, refletindo-se numa qualidade de vida muito melhor que a que eu tenho com minha família.

A grande diferença entre o sucesso e o fracasso na área profissional e financeira não está no tipo de inteligência que cada um tem, mas no tipo e quantidade de informações que vai colocando na sua mente. A maioria das pessoas ainda não acordou, e eu acordei a pouco para a realidade de que um diploma de nível superior e mesmo um de doutor não é passaporte seguro para o sucesso profissional e financeiro, ainda que isso possa ter sido verdadeiro há algumas décadas atrás.

Esse tipo de informação que os cursos regulares das universidades nos fornecem, quase sempre nos leva a um sucesso financeiro no máximo sofrível. Em mais de anos de profissão, nunca conheci um psicólogo riquissimo. No entanto, conheci muitas pessoas que nem curso superior fizeram e que, partindo do zero financeiro, chegaram a patamares que permitem ser qualificados como ricos. Por muito tempo, acreditei que eram ladrões e desonestos. Depois percebi que eu era ignorante e buscava justificar minha situação desqualificando as pessoas de maior sucesso que eu. O que permite um grande sucesso financeiro não está ligado aos cursos regulares e sim ao tipo e quantidade de informações que se recebe. Todas as pessoas de sucesso financeiro colocaram em suas mentes informações adequadas e estudaram o sucesso e a ciência de ficar rico. Essas pessoas, com tais informações, adquiridas em treinamentos com pessoas altamente qualificadas, mudam seus paradigmas e conseguem criar oportunidades e enxergar as oportunidades existentes. A oportunidade que você mais busca na vida está louquinha atrás de você. Basta que você dê oportunidade a ela. O que você pretende fazer para parar de ficar se queixando da vida?

bjks da van

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa tal felicidade.... risos adorei o texto
Pappabill