domingo, 28 de setembro de 2008

Amazônia:

A Amazônia de hoje é uma preocupação mundial por causa da questão ambiental que, segundo pesquisadores e ambientalistas de todo o mundo, é a salvação de males causados pelo homem! Parece que parte da sociedade brasileira, ainda, não acordou para a realidade dos acontecimentos, mas a questão é muito grave, gravíssima! Não foi dada atenção devida à questão levantada pelo general Augusto Heleno na época, comandante militar da Amazônia em relação à soberania nacional. Qualquer vencedor da eleição nos EUA promete um movimento entorno do meio ambiente, este poderá ser totalmente desfavorável ao Brasil em relação à Amazônia. Por enquanto, os EUA e outros países estão atrás da Europa na atenção às políticas ambientais.

Têm também a omissão com que o governo americano encara os alertas de aquecimento global e a sua recusa em assinar o Protocolo de Kioto. Isso não continuará. Tanto Barack Obama quanto John McCain já incluíram no centro de seus discursos a questão climática e em seus programas a adesão ao protocolo de Kioto. Assim que o novo presidente dos EUA assumir, com certeza, o Brasil ficará fraco em seus argumentos e aí poderá surgir sim uma ameaça real ou já uma direta intervenção ao Brasil. Pois, quando se fala em clima e ambiente, fala-se em Amazônia e não podemos descartar o poder das nações mais fortes. Por muito menos tivemos guerras mundiais.

A posse do novo ministro do Meio Ambiente foi uma ocasião para manifestação de seriedade e preocupação, parece que o nosso presidente da República preferiu discursar de forma evasiva sem dar ênfase ao foco principal, pois o seu discurso de dizer em rede nacional relatando que os países que estão a preocupar e cobrar ações brasileiras com a Amazônia não tem uma árvore em pé, isto não foi um discurso sábio e será exposto pela mídia internacionalmente o que poderá evidenciar aos olhos daqueles países uma fraqueza do Brasil em deslindar com o meio ambiente, em especial a Amazônia. Precisamos em caráter de urgência de uma posição que não seja plácida do governo federal.

Se não conseguirmos uma real sustentação e convencimento para o mundo globalizado de que nós somos competentes e temos sim condições de cuidar e cuidar bem da nossa Amazônia, podemos esperar o pesadelo que não tardará a vir das nações de maiores interesses, que nós sabemos existir e não há possibilidade de omitir. Só não enxerga quem não quer, na medida em que o meio ambiente foi se deslocando para o centro das preocupações mundiais, governos têm se sensibilizado a intervir e dar ênfase aos ditames amazônicos, a aparição da internacionalização da Amazônia foi se tornando a menina dos olhos das grandes nações mundiais e isto não é bom. Principalmente pela amostra da frágil combativa aos interesses ambientais brasileiros. O que antes não podia ser ostentado com veemência por outras nações agora perdeu o acanhamento como vimos no jornal inglês “The Independent”, ao comentar a saída de Marina da Silva: "A Amazônia é importante demais para ser deixada aos brasileiros".


BJKS DA VAN

Nenhum comentário: