segunda-feira, 22 de setembro de 2008

SO DEPENDE DE VC...

Falta pouco tempo para saber quem vai e quem não vai ser leito. Mas é necessário usar esse tempo com criatividade e racionalidade para angariar os preciosos votos dos cidadãos brasileiros. Nesta época, o eleitor é sobejamente festejado. Dele depende a ascensão e a glória de muitos. E o mesmo, apesar de mostrar-se um tanto quanto enfarado desta política lengalenga que aparentemente não resolve sua vida, até que gosta dos agrados. Como diz um amigo meu, a economia de afeto, de carinhos, de abraços está tão grande nesta vida de Deus que a gente acaba por se enternecer com gestos generosos e amorosamente politiqueiros, que duram apenas o rastro de uma campanha.

Mas falta pouco! Os candidatos, milhares deles pelo País afora, estão em esforço máximo na caça aos votos. Tarefa que não é das mais simples, sob as rédeas da Justiça Eleitoral que, sabiamente, coibiu a overdose de abusos que estava a mexer com a paciência já tão sobrecarregada dos brasileiros.

É preciso criar estratégias, estabelecer maneiras marcantes de fazer a corte aos eleitores, chegar à mente e ao coração de quem elege. Muitos apelam para o aspecto folclórico da coisa, às vezes com resultados positivos. Quem não se lembra do Enéas, que se celebrizou no Brasil inteiro, usando mínimos segundos na TV? Lição nunca esquecida... Há candidato imitando o Enéias e até falando que é filho dele, pode?

Alguns apelam para o histrionismo.O cidadão aparece na TV, cercado de cachorros, ameaçando jogá-los em cima dos políticos corruptos. Coitados dos cachorros, o que é que os pobrezinhos têm a ver com esta barafunda? Outro incita as pessoas a jogar ovo – Ovo do Dia - nos problemas da administração pública. E haja ovo para jogar no transporte público, na educação, na segurança, na saúde e em tudo mais que passar pela frente. Muito em moda, hoje em dia, o candidato dizer apenas: “Vote em mim. Eu sou honesto!”. É como se a honestidade fosse um apreciável currículo, uma louvável devoção, nunca uma obrigação.

Mas falta pouco! É preciso contato com o eleitor. A velha e boa conversa ao pé do ouvido, o corpo a corpo, a visita cordial, tudo isto funciona e acaba redundando em êxito para a campanha. A internet entra na onda e torna-se importante ferramenta publicitária e excelente alternativa para divulgação do candidato. Vai de blog, vai de site, vai de toque de celular, vai até de “emoticons”, vai o político dando o seu recado na dura tarefa do convencimento.

Isto tudo é democracia, isto tudo é exercício para melhorar o País e para que a vontade do povo seja soberana e se reflita nas urnas. Infelizmente, uma democracia que, em muitos lugares, necessita da força do Exército para garantir a realização de eleições, democracia que não se livrou do voto de cabresto e do voto comprado, democracia que não educa politicamente as pessoas, que não as informa ou conscientiza, aprisionando-as ao arbítrio da demagogia e do populismo. Democracia é isto aí. O povo escolhe seus representantes. O resultado desta escolha terá profundos e duradouros efeitos na vida de todos. O final da história depende de nós...

BJKS DA VAN

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande texto na qualidade intelectual. É revelador de CULTURA com CÊ grande que só mesmo escriba brasileiro consegue bem bolado no jeito dengosa de quem não quer dizer mas acaba por dizer. E quando, no texto, so depende de vc, ainda torna mais interessante a leitura. Ah e esse humor só mesmo brasileiro consegue em língua portuguesa. Com escritos como este é para se dizer que: quando crescer gostaria de saber escrever como vc. Parabéns minha amiga van.(João Craveirinha –Nénque uá iNssuna – MOÇAMBIQUE)

Anônimo disse...

oi linda!!!

vamos brasil,tira o pe da lama,votar legal!!!1galeraaaaaaaaaaaa


abçs e bjs gotosaaaaaaaaaa


PAMELLA BARBOSA SILVA

Anônimo disse...

Van,

Vc é linda + q d+ vc é linda sim...



rsrsrsrs
Vc pra mim é tudo


TE AMO!!!!!!!!!!!!!!!

Muitos bjs

rafaella braga

Anônimo disse...

Que saudades de vc




BRUNO MENDEIROS